A importância de dar voz aos jovens que se evadem da escola: reflexões sobre o papel da escola a partir da experiência de estágio no Marista Escola Social São José

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A importância de dar voz aos jovens que se evadem da escola: reflexões sobre o papel da escola a partir da experiência de estágio no Marista Escola Social São José

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Título: A importância de dar voz aos jovens que se evadem da escola: reflexões sobre o papel da escola a partir da experiência de estágio no Marista Escola Social São José
Autor: Alves, Camila Rosa Alvarez
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo refletir sobre as situações de evasão escolar ocorridas no Marista Escola Social São José nos anos finais do ensino fundamental, no ano de 2021. Decorrente deste, elencou-se como objetivos específicos: a) abordar aspectos históricos, teóricos e normativos do processo educacional brasileiro até o século XX; b) compreender a política educacional do século 21, comparando os governos petistas e o governo Bolsonaro; c) reconhecer os principais elementos que compõem a questão da evasão escolar nas fases finais do ensino fundamental do Marista Escola Social São José a partir da experiência de estágio. Através do levantamento de dados para o projeto de intervenção de estágio em serviço social, constatou-se que a evasão escolar naquele recorte de estudantes se deu, principalmente, pelo desinteresse ou falta de sentido desses jovens na escola. Explicita-se as medidas protocolares da instituição para os casos de evasão escolar e problematiza-se o modelo educacional da atualidade. Para tratar da temática foi feito o levantamento histórico da educação brasileira e os fenômenos socioeconômicos que a atravessam desde seu início, pois é a partir do resgate histórico que se explicam tais fenômenos. Pode-se dizer que algumas das hipóteses para o fenômeno abordado seriam: a falta de vinculação do estudante com o universo escolar, a tradicional organização escolar seriada (que desloca o estudante repetente), a falta de políticas sociais que priorizem a educação, a precarização do trabalho que incide diretamente na desvalorização da formação educacional etc. Longe de esgotar as hipóteses desta problemática o que se propõe com este trabalho é ouvir a voz dos jovens que se evadem e refletir sobre qual tem sido o papel da escola diante da perda de seus estudantes. Para subsidiar a elaboração deste trabalho, de cunho qualitativo e documental, partiu-se dos documentos utilizados na instituição para a elaboração do projeto de intervenção de estágio em serviço social, do diário de campo, bem como de importantes autores como Mézáros (2008), Almeida (2000), Freitag (1980), Rossi (1980), Aranha (1996), Frigotto (2011), entre outros.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245713
Data: 2022-12-12


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