Narrativa ficcional: comparação entre textos de 1982 e de 2011em crianças dos 4 a 6 anos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Narrativa ficcional: comparação entre textos de 1982 e de 2011em crianças dos 4 a 6 anos

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Leonor Scliar pt_BR
dc.contributor.author Abreu, Mônica Niederle de pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T21:40:41Z
dc.date.available 2013-06-25T21:40:41Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 313723 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100691
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract Produzir histórias é uma atividade social, linguística e cognitiva, algo que faz parte da aquisição e desenvolvimento da linguagem, e, por este motivo, de interesse para muitos profissionais que atuam no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa recai sobre a competência narrativa ficcional e, então, traz a importância da ficção para o desenvolvimento da criança, bem como os efeitos do livro infantil e o contato delas com os livros hoje, já que as novas tecnologias - incluindo as mídias de massa com canais de desenho animado 24 horas por dia, filmes de animação, internet e videogame, estão cada vez mais presentes em suas vidas. Tem-se como o objetivo comparar a competência narrativa ficcional entre crianças em 1982 e em 2011, na faixa etária dos 4 a 6 anos. Após analisar 18 narrativas orais, nove coletadas em 1982 e nove em 2011, foi possível observar semelhanças e diferenças na forma de narrar das crianças. As histórias das crianças atualmente estão mais longas e mais ricas, contando com um léxico mais variado, no entanto, são menos originais. Além disso, viu-se que as rupturas mais frequentes em 1982 foram as mesmas observadas em 2011. Ao colocar as narrativas na gramática para histórias ficcionais, ampliado por Scliar-Cabral e Grimm-Cabral (1984), pôde-se perceber que tal modelo contempla todas as categorias fundamentais para uma boa narrativa ficcional, porém, foi explicitada a regra de recursividade com a introdução do cenário em cada episódio. Percebeu-se ainda que a falta de progressão com todos os elos narrativos é característica das narrativas infantis, apresentando, portanto, saltos e retomadas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Producing stories is a social, linguistic and cognitive activity. It is part of the acquisition and development of a language and, because of that, it is very interesting to many professionals who work in the area of child development. This research rests on fictional narrative competence, and then brings the importance of fiction to children's development, as well as the effects of children's books and their contact with those books today, since the new technologies - including the mass media with cartoon channels 24 hours a day, animated movies, internet and video games are increasingly present in their lives. The research has the aim of comparing fictional narrative competence between 1982 children and 2011 one, aging from 4 up to 6 years. After analyzing 18 oral narratives, nine collected in 1982 and nine in 2011, it was possible to observe similarities and differences in the way children narrate stories. The stories of children nowadays are longer and richer, using a bigger lexicon, however, they are less original. Besides, one sees that the most frequent ruptures in 1982 are the same observed in 2011. When placing the narratives into fictional stories scheme, extended by Scliar-Cabral and Grimm-Cabral (1984), one would perceive that such model contemplates all essential categories of a narrative. In this study, the rule of recursiveness was clearly expressed, introducing a setting in each episode. One realizes that children's narratives lack coherence systematically: they show a lot of interruptions, repairing, self corrections and jumps. en
dc.format.extent 203 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Linguística pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso narrativo pt_BR
dc.subject.classification Criancas - pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Ficção infantojuvenil pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject.classification Literatura e tecnologia pt_BR
dc.title Narrativa ficcional: comparação entre textos de 1982 e de 2011em crianças dos 4 a 6 anos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
313723.pdf 1.838Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar