Novas metodologias sintéticas utilizando reator de micro-ondas fundamentadas nos princípios da química verde (azidas alílicas e reações de cicloadição)

DSpace Repository

A- A A+

Novas metodologias sintéticas utilizando reator de micro-ondas fundamentadas nos princípios da química verde (azidas alílicas e reações de cicloadição)

Show full item record

Title: Novas metodologias sintéticas utilizando reator de micro-ondas fundamentadas nos princípios da química verde (azidas alílicas e reações de cicloadição)
Author: Monteiro, Gustavo Claro
Abstract: Este trabalho objetiva a preparação de compostos nitrogenados multifuncionais e de sistemas alílicos contendo o grupo azido, os quais são intermediários sintéticos em reações de cicloadição 1,3-dipolar com alcinos e alcenos formando triazóis e triazolinas,sendo estes produtos de importância biológica e industrial. A sequência sintética proposta para preparação dos azidoésteres alílico epropargílico envolve 5 etapas. Primeiramente foram preparados 2-metileno-3-hidroxiésteres em bons rendimentos (90%) através da reação de Morita-Baylis-Hillman, emtempos reacionais variando de 7 a 30 dias. Esta reação tem sido explorada em síntese orgânica por viabilizar condições simples, ser ambientalmente favorável e possuir excelente economia atômica.Em seguida, a segunda etapa buscou a obtenção dos (Z)-3-aril-2-(bromometil)-2-propenoatos de forma limpa, rápida, econômica e sustentável, via brominação dos 2-metileno-3-hidroxi ésteres obtidos na primeira etapa. Desta forma, foi aplicada uma metodologia que utiliza LiBr em meio fortemente ácido (H2SO4), em tempos reacionais entre 1 a 4 h, sendo os produtos obtidos em altos rendimentos (85%). Na terceira etapa,os (E)-3-aril-2-(azidometil)-2-propenoatos de metila foram preparados a partir do tratamento dos intermediários (Z)-2-(bromometil)-2-propenoatos com azoteto de sódio(NaN3) em acetona/H2O. Os produtos foram obtidos em bons rendimentos (91%) e em tempos reacionais extremamente curtos (10 min).Dando seguimento, a obtenção dos azidoésteres alílico e propargílico foi realizada partindo-se dos (E)-3-aril-2-(azidometil)-2-propenoatos de metila, a partir da hidrólisebásica (NaOH) sob diversas condições, onde dentre essas destacou-se a que usaTHF/H2O, obtendo-se os produtos esperados com 95% de rendimento após 24 h (Etapa4). Os azidoésteres alílico e propargílico, produtos da quinta etapa, foram obtidos também em bons rendimentos (90%), reagindo-se os azidoácidos da etapa anterior combrometo de alila e propargila em meio básico, com tempos reacionais de 24 horas.A fim de obter os heterociclos triazolínicos e triazólicos inéditos partindo-se dos ésteres alílico e propargílico preparados, foram estudadas algumas condições reacionais fazendo uso de aquecimento em reator de micro-ondas (120-150 oC) na presença de ácidos de Lewis (Cu2+, Zn2+, Mg2+), porém, até o momento, nenhum resultado satisfatório foi obtido.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Química.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99082
Date: 2010-06


Files in this item

Files Size Format View Description
Gustavo.pdf 333.5Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar