Da relação com a escola e seus saberes entre crianças (de) famílias de "baixa renda": um estudo a partir de uma instituição pública da Ilha de Santa Catarina

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Da relação com a escola e seus saberes entre crianças (de) famílias de "baixa renda": um estudo a partir de uma instituição pública da Ilha de Santa Catarina

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Title: Da relação com a escola e seus saberes entre crianças (de) famílias de "baixa renda": um estudo a partir de uma instituição pública da Ilha de Santa Catarina
Author: Sponchiado, Justina Ines
Abstract: Com o objetivo de analisar as relações estabelecidas entre crianças e seus familiares responsáveis com a escola e seus saberes, o presente trabalho, em nível de doutorado, procurou dialogar sobretudo com o ponto de vista de familiares responsáveis e crianças de uma turma que, em torno dos seis anos de idade passou a frequentar uma escola pública estadual. Foram objetivos específicos: explorar expectativas e ponto de vista de crianças e familiares quanto à escola; averiguar aspectos do contexto de socialização das crianças, inclusive expectativas familiares sobre sua trajetória de formação; apreender o ponto de vista destes quanto ao atendimento escolar (saberes, práticas, condições) e quanto à inserção da criança aos seis anos no ensino fundamental. Quatro questões principais guiaram o desenvolvimento do trabalho: Pelo que se interessam as crianças da pesquisa; que importância adquire a escola para elas e seus responsáveis;o que expressam sobre o que apreendem na escola e em outros lugares; e como as crianças vivenciaram as atividades, rotinas e exigências escolares? Aspectos dos estudos sobre relação com o saber, sociologias crítica e da infância, política educacional, e sobre infância e escola definiram os contornos do trabalho, que situa também a relação da autora com a escola e os saberes acadêmicos, lugar a partir do qual opera a leitura no/do campo. Gerados a partir de observação participante na escola, entrevista a professora e familiares, principalmente mães, nas suas residências e em interação com as crianças, os dados sistematizados mantêm as vozes dos sujeitos, editadas porém íntegras, sugerindo nova trilha em termos de pesquisa. As famílias ouvidas atribuem firme valor à escola e nela apostam; entendem como negativa a entrada das crianças aos seis anos, e que ficar seguros do aprendizado é mais importante que o que (e quanto) é ensinado. Querem que filhos e filhas sejam pessoas de bem, com nível superior ao menos, e possibilidades de trabalho, remuneração e expressão melhores que os seus. Suas crianças expressaram resistências e sofrimento face a ritmos de ensino que não alcançam, e a trocas de professoras. Fazem sempre os deveres, contam em casa sobre o que acontece, realizam, apreendem, e gostam de ir à escola (e à Casa da Criança) - seu(s) mais importante(s) portal(ais) de acesso a outros espaços, relações de saberes socialmente valorizados
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96181
Date: 2012


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