A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância

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A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Eckschmidt, Sandra pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T07:56:15Z
dc.date.available 2012-10-26T07:56:15Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 295650 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho procura refletir sobre os processos imaginativos das Narrativas Autobiográficas da infância dos(as) professores(as) e como estes podem contribuir para uma educação sensível, na qual a imaginação, a poesia, o sonho, a brincadeira, a emoção façam parte da atuação docente, tornando-nos artistas da educação (LAMEIRÃO, 2007). Para estas reflexões, parto do exercício autobiográfico sugerido por Steiner (1918) para a Pedagogia Waldorf e que se amplia através de contribuições teórico-metodológicas da pesquisa sobre Formação de Professores na área da Educação. Para este estudo, foram realizadas Oficinas de Narrativas Autobiográficas em duas escolas: uma pública e outra privada, ligada à Pedagogia Waldorf. A partir das narrativas produzidas, em múltiplas formas de expressão, evidenciou-se um entrelaçamento da imaginação e da memória, examinado com apoio em um diálogo teórico com autores como Bachelard, Benjamin, Bosi e Brandão. No fechamento das oficinas, as professoras participantes elaboraram aulas inspiradas pelas suas experiências da infância, nas quais o principal objetivo era enfatizar as possibilidades imaginativas na prática docente. pt_BR
dc.description.abstract This study discusses imaginative processes of teachers' autobiographical narratives focused in their childhood and their possible contribution to a more sensitive educational approach, in which imagination, poetry, dreams, and playing are present, helping teachers to become "artists of education" (LAMEIRÃO).This investigation is based on the autobiographical method proposed by Steiner (1918) within Waldorf Pedagogy, as well as on theoretical and methodological contributions from other studies on Teacher Education. Autobiographical narrative workshops with teachers were conducted in two schools: a public and a private Waldorf Education school. The narratives produced in different formats showed an interweaving of imagination and memories, which was examined with the help of theoretical contributions from Bachelard, Benjamin, Bosi and Brandãos. At the end of each workshop, participants created lessons inspired by their own childhood memories, giving evidence of the possibilities that imagination offers to educational practice. en
dc.format.extent 171 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.subject.classification Narrativas pessoais pt_BR
dc.subject.classification Waldorf, Metodo de educacao pt_BR
dc.subject.classification Memoria pt_BR
dc.subject.classification Imaginação pt_BR
dc.subject.classification Infancia pt_BR
dc.subject.classification Narrativas pessoais pt_BR
dc.title A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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