O Tempo histórico e os saberes docentes no ensino de história nos anos iniciais

DSpace Repository

A- A A+

O Tempo histórico e os saberes docentes no ensino de história nos anos iniciais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dias, Maria de Fatima Sabino pt_BR
dc.contributor.author Silva, Marilei Maria da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T06:22:00Z
dc.date.available 2012-10-26T06:22:00Z
dc.date.issued 2012-10-26T06:22:00Z
dc.identifier.other 297670 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95834
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Situamos o presente trabalho, no campo de reflexão acerca do ensino de História e do saber docente. Nossa investigação caminhou na buscar por compreender como as professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis, escolhidas nas esferas estadual e federal, compreendem e trabalham com o Tempo Histórico no seu fazer pedagógico , na perspectiva de perceber se existe ou não alguma relação entre a compreensão do trabalho realizado por estas professoras e as proposições para o ensino de Tempo Histórico, tal como é preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. A pesquisa se orientou através da análise de documentos curriculares e das entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras. A partir do referencial proposto por Maurice TARDIF, objetivamos também refletir acerca dos saberes que são acionados pelas professoras quando ensinam o Tempo Histórico. pt_BR
dc.description.abstract We situate this work in the field of reflection on history teaching and teacher knowledge. Our research sought to understand how teachers of the early years of primary education in two public schools of Florianopolis, chosen at the state and federal sphere, understand and work with the historical time teaching in their pedagogical making, intending to understand the relationship between the understandin of the work done by these teachers and the propositions for historical time teaching, as recommended in the National Curriculum Guidelines and Curriculum Proposal of the State of Santa Catarina. The research was guided through the analysis of curriculum documents and semistructured interviews with teachers. From the reference proposed by Maurice Tardif, we also aimed to reflect on the knowledge that is triggered by the teachers when they teach historical time. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title O Tempo histórico e os saberes docentes no ensino de história nos anos iniciais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
297670.pdf 507.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar