Fenômenos eletromagnéticos e sua visualização
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves Filho, Jose de Pinho |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, Jeferson André |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T06:10:02Z |
|
dc.date.available |
2012-10-26T06:10:02Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-26T06:10:02Z |
|
dc.identifier.other |
296898 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95812 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Visualizações são utilizadas no desenvolvimento e no ensino das ciências. Como recurso didático, possui vantagens sobre o texto ou a fala para tornar certos aspectos de processos ou fenômenos físicos mais acessíveis cognitivamente. A distribuição e a interação das variáveis no espaço tridimensional de fenômenos eletromagnéticos é um destes aspectos, pois as informações visual-espaciais são essenciais para o seu entendimento. Atividades experimentais complementadas por visualizações geradas por computador são uma alternativa para favorecer a compreensão destes aspectos. Buscando estes objetivos foi composta uma seqüência didática utilizando estes recursos, aplicada em turmas da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Florianópolis, discutindo os resultados obtidos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Visualizations are used in science developing and teaching. As a teaching resource, it has advantages over the text or speech to make certain aspects of a process or phenomenon more cognitively accessible. The distribution and interaction of variables in three dimensional space of electromagnetic phenomena is one of these, because the visual-spatial information is essential for your understanding. Experimental activities complemented by computer generated visualizations are an alternative to foster understanding of these issues. Seeking these goals was made a teaching sequence using these resources, with classes from 3rd grade of high school in a public school in Florianópolis, discussing the results. |
en |
dc.format.extent |
162 p.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Eletromagnetismo |
pt_BR |
dc.title |
Fenômenos eletromagnéticos e sua visualização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar