dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dias, Maria de Fatima Sabino |
pt_BR |
dc.contributor.author |
França, Ronald |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T04:49:48Z |
|
dc.date.available |
2012-10-26T04:49:48Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
299429 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95679 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desse trabalho é analisar as narrativas que os alunos brasileiros constroem sobre as experiências vivenciadas na Argentina durante o Intercâmbio Cultural de professores e alunos, realizado desde 1992, entre o Colégio de Aplicação da UFSC (CA), e a Escuela Superior de Comércio Manuel Belgrano da Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina. A intenção é identificar se a cultura escolar, no intercâmbio entre as duas escolas, estimulou nos alunos a construção de identidades na perspectiva de reconhecer o "outro" e a "si mesmo", resignificando as imagens sobre a América Latina. Os relatórios utilizados na pesquisa foram os documentos disponíveis no Colégio sobre o Projeto Córdoba de modo especial os relatórios produzidos pelos alunos brasileiros após o intercâmbio nos anos de 2001, 2002, 2005 e 2006. Para o estabelecimento das análises foram utilizados os conceitos de representação, identidade, memória, cultura escolar e patrimônio cultural. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudos interculturais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Argentina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Intercambio educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
America Latina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultura escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Argentina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto Córdoba (Colégio de Aplicação/UFSC) |
pt_BR |
dc.title |
Cultura escolar e as representações sobre a América Latina no Colégio de Aplicação da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |