Análise da política do estado de Santa Catarina para a educação especial por intermédio dos serviços: o velho travestido de novo?

DSpace Repository

A- A A+

Análise da política do estado de Santa Catarina para a educação especial por intermédio dos serviços: o velho travestido de novo?

Show full item record

Title: Análise da política do estado de Santa Catarina para a educação especial por intermédio dos serviços: o velho travestido de novo?
Author: Ferreira, Simone de Mamann
Abstract: Esta investigação tem por objetivo analisar a política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, especificamente aquela que organiza e implementa os serviços na área da Educação Especial, no período de 2006 a 2010. Para tanto, foram analisados os documentos da política estadual, buscando estabelecer relações entre esta e a política de âmbito nacional, examinando alguns conceitos presentes na documentação. Especificamente em relação aos serviços organizados e implementados pelo governo do Estado de Santa Catarina na área da Educação Especial, tais serviços foram mapeados objetivando perceber as ações e estratégias que organizam e estruturam a oferta destes aos alunos com deficiência, condutas típicas e altas habilidades. Na atualidade, a política de Educação Especial tem assumido a perspectiva inclusiva, sendo necessário analisá-la de maneira mais abrangente, para o que, buscamos as contribuições de Castel (2000) e Martins (2002). Ao mesmo tempo, especificamente na área da Educação Especial, essa discussão ganha relevância e autores como Cambaúva (1988), Jannuzzi (2004), Garcia (2004, 2006) que subsidiaram nossa interlocução. A análise dos documentos emanados do governo do Estado de Santa Catarina referente à área de Educação Especial foi a estratégia teórico-metodológica assumida nessa pesquisa. Também, destaca-se a importância dos dados obtidos por intermédio das entrevistas com os gestores e professores, as quais possibilitaram compreender os encaminhamentos para o setor. Autores como Fairclough (2001), Ozga (2000) e Shiroma et alii (2005) subsidiaram tais análises. A empiria possibilitou perceber a presença de vários serviços presentes no Estado catarinense para a área em tela, como Atendimento em Classe - AC, Serviço Pedagógico Específico - SPE, Serviço Atendimento Específico - SAESP, Serviço de Atendimento Alternativo - SAA e Serviço de Atendimento Educacional Especializado - SAEDE. O SAEDE é o serviço de maior abrangência estadual e buscou-se perceber como se estrutura e se organiza. Foi observado que os serviços disponibilizados em Santa Catarina apresentam peculiaridades em relação ao proposto em nível nacional, como a permanência das escolas especiais para o atendimento de alunos com diagnósticos de severos comprometimentos mentais. Todavia, há elementos que aproximam as propostas como, por exemplo, a centralidade dos encaminhamentos no diagnóstico dos alunos e nos recursos disponíveis. Especificamente em relação ao SAEDE, foi constatado que os encaminhamentos partem do diagnóstico do aluno e assumem uma perspectiva técnica quando, a partir desse diagnóstico, se define o trabalho a ser desenvolvido no serviço.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95634
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
299678.pdf 1.792Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar