O Letramento no método "Sim, eu posso" no contexto do MST em Santa Catarina: um estudo no Assentamento São José, município de Campos Novos/SC

DSpace Repository

A- A A+

O Letramento no método "Sim, eu posso" no contexto do MST em Santa Catarina: um estudo no Assentamento São José, município de Campos Novos/SC

Show full item record

Title: O Letramento no método "Sim, eu posso" no contexto do MST em Santa Catarina: um estudo no Assentamento São José, município de Campos Novos/SC
Author: Boemer, Leyli Abdala Pires
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo analisar as contribuições do método de alfabetização "Sim, eu posso" para o processo de letramento de educandas do assentamento São José no município de Campos Novos, em Santa Catarina, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para atingirmos nossos objetivos, buscamos identificar a origem, a concepção e os instrumentos utilizados na aplicação do método de alfabetização "Sim, eu posso", confrontar o uso do método em questão com os princípios políticos, filosóficos e pedagógicos do MST, descrever como foi aplicado o método na referida turma e, por último, avaliar o processo de alfabetização e letramento pelo "Sim, eu posso". Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa. No que diz respeito à pesquisa empírica, nos ancoramos em entrevistas semiestruturadas com integrantes do MST em âmbito nacional e estadual, como também com o educador da turma e suas educandas. No caso das últimas, aplicamos uma avaliação com base num texto familiar às mesmas, o qual foi lido e interpretado, seguido de elaboração de um pequeno texto com base no original para contribuir com a análise sobre o letramento do grupo. Com base no materialismo histórico dialético, lançamos mão de três pontos, quais sejam: letramento, educação totalizadora e correlação entre os princípios pedagógicos do MST e o método "Sim, eu posso". Buscamos em nossas análises, avaliar se o método em questão possibilita às educandas alcançarem o nível de letramento compreendido como processo de educação emancipadora defendida pelo MST no conjunto de seus princípios políticos, filosóficos e pedagógicos. Como conclusão de nossos estudos,observamos que as educandas apresentam elementos de letramento na sua fala, escrita e posicionamento, o que não se deve apenas ao método em si, mas especialmente à mediação do educador, que fez uma adaptação do método, com base em sua experiência política e pedagógica junto ao MST.This dissertation aims to analyze the contributions of the literacy method "Yes I can" for the process of literacy of students from the settlement in the municipality of Sao Jose Campos Novos, Santa Catarina, linked to the Movement of Landless Workers (MST) . To achieve our goals, we seek to identify the origin, design and instruments used in implementing the literacy method "Yes I can" confront the use of the method in question with the principles of political, philosophical and pedagogical MST, describe how applied the method in that class and, finally, evaluate the process of literacy and literacy for the "Yes I can." To this end, we adopted the qualitative research methodology. With regard to empirical research, anchored in the semi-structured interviews with members of the MST at the national and state levels, as well as the teacher of the class and its students. In the last case, we apply an evaluation based on a text familiar to them, which was read and interpreted, followed by preparation of a short text based on the original to contribute to the analysis of the literacy group. Based on historical and dialectical materialism, we used three points, namely: literacy, education, summarize and correlations between the MST's pedagogic principles and method "Yes I can." We seek in our analysis, we evaluate the method in question allows to reach the educative level of literacy understood as a process of emancipatory education advocated by the MST in the set of political principles, philosophical and pedagogical. As a conclusion of our studies, we observed that the present educative elements of literacy in their speaking, writing and positioning, which is not only due to the method itself, but particularly to the mediation of the teacher, who made an adaptation of the method, based on his political experience and teaching with the MST.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95466
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
294526.pdf 3.104Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar