Concurso vestibular: um dispositivo meritocrático de seleção para ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Concurso vestibular: um dispositivo meritocrático de seleção para ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valle, Ione Ribeiro pt_BR
dc.contributor.author Sato, Silvana Rodrigues de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T00:12:19Z
dc.date.available 2012-10-26T00:12:19Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 297821 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95324
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract A partir deste estudo propomo-nos analisar o concurso vestibular como dispositivo meritocrático de ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina. A base empírica é constituída por uma amostra de universitários das primeiras fases de todos os seus cursos, aprovados no vestibular do ano de 2010. Para alcançar esse objetivo, buscamos compreender diferentes exames para acessar os níveis escolares, principalmente, os referentes ao ensino superior, compomos o atual perfil socioeconômico dos ingressantes da universidade federal catarinense e estudamos o modo como a aprovação ou reprovação no vestibular é explicada e sentida, a partir do entendimento dos candidatos aprovados no concurso do ano de 2010. Além disso, realizamos um levantamento das pesquisas sobre a temática e empreendemos estudos sobre as diferentes denominações atribuídas aos exames, juntamente com a análise de orientações oficiais que regulamentaram e/ou estão em vigor na legislação brasileira. Aprofundamos estudos em algumas teorias sociológicas contemporâneas de Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e François Dubet, desejando entender a importância que os dispositivos de seleção e de classificação assumem no desenvolvimento das sociedades modernas. Identificamos os significados dos termos vestibular, concurso e exame, vocábulos de objetivos diferentes, embora inter-relacionados. A tabulação e a análise das informações contidas nos questionários aplicados aos acadêmicos nos levaram a concluir que a herança familiar, em todas as suas dimensões e com uma alta reconversão de capitais, tem pesado a favor dos jovens vindos das camadas sociais mais favorecidas. Fica evidente que as famílias utilizam variadas estratégias para que seus descendentes construam trajetórias escolares bem sucedidas. Os percursos escolares dos calouros são marcados por iniciativas que fizeram a diferença no momento do ritual de passagem do ensino médio para o ensino superior. A se destacar a respeito da expressiva maioria: cursou educação infantil; migrou do ensino fundamental público para o ensino médio privado; disponibilizou de mais de um turno para a preparação para o vestibular (85%); não trabalhava no começo dos estudos acadêmicos (71%) e mantinha a perspectiva de prosseguimento dos estudos em nível de pós-graduação. O mérito escolar é legitimado pela maioria dos calouros, que atribui o sucesso no concurso vestibular ao esforço de cada candidato. pt_BR
dc.format.extent 158 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Exame vestibular pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Avaliação educacional pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Ingresso pt_BR
dc.subject.classification Direito a educacao pt_BR
dc.title Concurso vestibular: um dispositivo meritocrático de seleção para ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
297821.pdf 1.723Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar