Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Momm, Caroline Machado |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T20:34:09Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T20:34:09Z |
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dc.date.issued |
2011 |
|
dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
300083 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95094 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A investigação das noções de infância e sua educação no debate contemporâneo nos têm movido a buscar compreender como o tema se insere no que se convencionou chamar de crise da modernidade e crise da razão. Com esse intuito, tomamos como ponto de partida para a presente investigação dois movimentos pedagógicos contemporâneos: um pauta-se no cuidado/educação do sujeito criança, buscando compreender a infância por meio das vozes infantis em suas múltiplas linguagens (uma Pedagogia da Infância); outro que defende, contra esse modelo que é adjetivado antiescolar, a escolarização como condição para a humanização plena e como um direito inalienável das crianças pequenas, seres em formação. Como respostas alternativas a essa disputa, encontramos, recolocando o problema da infância e sua educação, as obras de Walter Benjamin e Hannah Arendt. Elas nos oferecem linhas de fuga, principalmente no que se refere à posição que a infância adquire nas concepções desses pensadores sobre a modernidade. Em Benjamin trata-se da construção do par conceitual infância-experiência como simultaneamente expressão da modernidade e de seu declínio, quando a infância se torna uma experiência entre a memória pessoal e a narrativa histórica materializada em seus objetos (brinquedos e livros); em Arendt o par conceitual central se refere à relação infância-política, da incompatibilidade objetiva e da complementaridade possível de ambas, abordadas na investigação do conceito de política em tensão com a educação, aspectos constituintes da condição humana. Em ambos, fundamenta-se a conservação de um diálogo crítico com a tradição, de maneira que a relação entre as gerações se constitua não como dominação, mas possibilidade do novo, chance que nos é conferida a cada nascimento. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.title |
Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Vaz, Alexandre Fernandez |
pt_BR |
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