Conceito de formação em Adorno: interfaces com a modalidade EAD

DSpace Repository

A- A A+

Conceito de formação em Adorno: interfaces com a modalidade EAD

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Schneider, Lúcia Hardt pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Aléssio da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T17:51:03Z
dc.date.available 2012-10-25T17:51:03Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 297496 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94906
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é um estudo sobre o conceito de formação em Adorno e suas implicações com a modalidade de Educação a Distância, denominada EAD. Apresenta como principal objetivo evidenciar as possíveis contribuições do pensamento de Adorno, em se tratando de conceitos como Formação, Autonomia e Semiformação, e como tais conceitos podem ser analisados considerando a prática investigada e observada, de maneira peculiar no curso de Licenciatura de Filosofia desenvolvido pela UFSC na modalidade EAD, na cidade de Videira SC. Para tal objetivo desenvolvemos nossa pesquisa sob diferentes aspectos: bibliográfica, revisão de literatura sobre o tema, coleta e análise de dados, a partir do referido curso, aplicando questionários junto aos alunos, tutores e professores, buscando aprofundar a ideia de formação sob as diferentes óticas: professores, tutores e alunos. Confrontamos os resultados e percebemos, sob as perspectivas dos entrevistados, qual a visão de formação que o curso está proporcionando. Ao longo do nosso estudo evidenciou-se que o conceito de formação em Adorno se torna uma ferramenta provocante para pensar a EAD e seus processos pedagógicos. pt_BR
dc.description.abstract The current work is a study on the training concept in Adorno and its implications to the mode of Distance Education, called EAD. It presents as its main objective to denote the possible contribution of Adorno's thought, when it comes to concepts such as training, autonomy and semi-formation, and how such concepts can be analyzed take into account the practice being investigated and observed, in a particular way in the course of Bachelor of Philosophy, developed by UFSC in the Distance Education mode, in the city of Videira, SC. For this purpose we have developed our research in different aspects: bibliographic, review of literature on the topic, data collection and analysis from that course, applying questionnaires to the students, tutors and teachers, seeking to deepen the idea of training under different optical: teachers, tutors and students. We examined the results and perceived under the different perspectives of the interviewees, what view the training course is offering. Throughout our study it was shown that the concept of formation of Adorno has become a provocative tool for thinking about Distance Education and its teaching processes. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Conceito de formação em Adorno: interfaces com a modalidade EAD pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
297496.pdf 612.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar