Professor pedagogo: que profissional é este?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Professor pedagogo: que profissional é este?

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bittencourt, Neide Arrias pt_BR
dc.contributor.author Somacal, Cristiane Maccari pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T12:41:46Z
dc.date.available 2012-10-25T12:41:46Z
dc.date.issued 2012-10-25T12:41:46Z
dc.identifier.other 287195 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94585
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa volta-se para o campo atual dos Professores Pedagogos, o objetivo investigar e compreender quem são estes profissionais que atuam nas escolas estaduais do Estado do Paraná, especificamente do Núcleo Regional de Educação de Toledo, identificando qual seu perfil, sua identidade e suas perspectivas com relação a sua profissão. Também procura analisar como estes realmente veem sua práxis educativa no interior das escolas. Norteando estas reflexões foram analisados os documentos, Diretrizes Curriculares Nacionais para os Curso de Graduação em Pedagogia, a Lei Complementar n. 103/2004 e o Edital n. 37/2004, que serviu de base para o concurso realizado no referido ano. No mesmo ano, implantou-se a Lei Complementar n. 103/2004, que extingue as profissões de Orientadores Educacionais e Supervisores de Ensino, os transformando em Professores Pedagogos. Com o intuito de compreender esta realidade, fez-se uma explanação histórica do curso de graduação em Pedagogia buscando identificar o papel destes profissionais em cada período de sua história, destacando os principais marcos legais e a própria legislação que rege a situação dos Professores Pedagogos no Estado do Paraná. Discorrer e discutir sobre a história do curso fez-se necessário para compreender e situar a realidade paranaense que se discute na pesquisa. Por meio dos dados coletados na pesquisa de campo, desenvolveu-se uma análise, a partir do entendimento que estes profissionais apresentam sobre sua profissão, suas mudanças e o seu campo de atuação. Quais são as realizações e dificuldades por eles enfrentadas em seu cotidiano. Discorre-se também sobre as perspectivas que levantam sobre sua profissão. Embora haja a definição da profissão legalmente é preciso refletir como esta vem de fato acontecendo e articulando-se no interior das escolas em sua prática diária. Constata-se pela pesquisa, certa insatisfação com relação a situação de trabalho destes profissionais atuantes nas escolas estaduais do Paraná, devido as variadas atividades e funções que devem desenvolver cotidianamente. Mas, mesmo envoltos por inúmeras dificuldades, consideram-se profissionais essenciais para a escola, e acreditam em um futuro promissor para a profissão, onde haja o econhecimento e valorização do papel desempenhado por estes educadores. pt_BR
dc.format.extent 175 p.| il. , grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Toledo (PR) pt_BR
dc.subject.classification Pedagogia pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.title Professor pedagogo: que profissional é este? pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
287195.pdf 12.64Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar