Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil

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Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, Eloisa Acires Candal pt_BR
dc.contributor.author Vasconcelos, Giselle Silva Machado de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T09:48:33Z
dc.date.available 2012-10-25T09:48:33Z
dc.date.issued 2012-10-25T09:48:33Z
dc.identifier.other 282048 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94421
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho buscou compreender os modos de participação das crianças nas relaçoes pedagógicas, procurando descortinar os possíveis constragimentos e as possibilidades que tornam essa participação efetiva. Para tanto, realizou-se um estudo com inspiração etnográfica e observação participante em um contexto de educação pública do município de Florianópolis com crianças de 3 (três) a 6 (seis) anos. Os dados foram obtidos por meio de filmagens, fotos e registros escritos continuamente num período de 5 (cinco) meses, o que resultou num acervo emprírico passível de análise, uma vez que neste processo foi possivel conhecer as crianças e os adultos nas suas ações, movimentos, desejos e sentimentos no contexto específico diante a problemática levantada. Ainda no campo investigado outras ações também foram realizadas: questionário com os profissionais da unidade, entrevista com alguns sujeitos adultos selecionados e análise de alguns documentos (PPP e outros) que compõem a organização pedagógica da insituição educativa afim de obter uma visão holística do universo pesquisado. Para além destas ações no espaço investigado a pesquisa contou também com um levantamento da produção ciêntifica sobre a partipação das crianças em contextos pedagógicos formais bem como um levantamento da produção teórica sobre o tema. A pesquisa tomou como referencial teórico de forma mais profunda a Sociologia da Infância e a Pedagogia da Infância, campos ainda em contrução, mas também estabeleceu-se uma interlocução com outras áreas do conhecimento tais como a Antropologia, Psicologia e Filosofia objetivando uma compreensão interdisciplinar das questões levantadas. As análises indicaram que na relação pedagógica existe um controle dos adultos sobre as ações das crianças, porém mesmo diante este controle as crianças participam desta relação das mais variadas maneiras, transformando espaços, tempos e propostas, indicando uma agência concreta por parte das crianças. As análises apontaram também que este poder revelado dos adultos sobre as crianças é influenciado por diferentes fatores: ordem estrutural, epistemólogico, cultural e social. Deste modo, na relação pedagógica, embora consideremos que as crianças são agentes sociais, pertencente a um grupo geracional com especificidades próprias, a participação delas - das crianças - muitas vezes é negada, pois não é dada de forma isolada, ao contrário se constitui nas relação com os outros, no compartilhamento de significações, experiencias e regras que ora constrange, ora potencializa a participação infantil. pt_BR
dc.format.extent 226 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.title Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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