Movimento Aroeira: práticas pedagógicas e juventudes em Florianópolis - uma alternativa à criminalidade

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Movimento Aroeira: práticas pedagógicas e juventudes em Florianópolis - uma alternativa à criminalidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fantin, Maristela pt_BR
dc.contributor.author Silva, Sabrina Severo da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T09:38:33Z
dc.date.available 2012-10-25T09:38:33Z
dc.date.issued 2012-10-25T09:38:33Z
dc.identifier.other 287678 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94413
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa surge da experiência das práticas pedagógicas do Projeto Aroeira. O objetivo do texto é registrar práticas de educação popular que desencadeiam processos de alternativas à violência e à criminalidade. O Projeto Aroeira é um dos projetos do Centro Cultural Escrava Anastácia, que atua nas periferias de Florianópolis buscando proporcionar o protagonismo juvenil e a inserção dos/as jovens no mercado de trabalho. A partir das ações do Aroeira, é estabelecida uma interlocução com as teorias e com temas que surgem da prática refletida. A identidade e cultura das juventudes que ocupam áreas empobrecidas da cidade e as alternativas à violência por programas que atuam com processos de aprendizagem e formação profissional são questões presentes na escrita do texto. A pesquisa resgata a narrativa e exemplos de situações com jovens, educadores e coordenadores nas ações do Projeto Aroeira, a fim de delinear, sem a preocupação do tempo e do espaço, a sistematização de uma experiência de educação popular. A contextualização das práticas de educação popular desenvolvidas pelo Aroeira e a rede de projetos que se desenvolvem a partir dele, permitem um diálogo com o espaço da cidade - Florianópolis. Da mesma forma, é possível estabelecer uma reflexão teórica e metodológica fundamentada, a fim de gerar argumentos a continuidade de processos educativos como este. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação popular pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Juventude pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Inclusão social pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.subject.classification Identidade (Psicologia) pt_BR
dc.title Movimento Aroeira: práticas pedagógicas e juventudes em Florianópolis - uma alternativa à criminalidade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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