Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno

DSpace Repository

A- A A+

Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Beltrame, Sonia Aparecida Branco pt_BR
dc.contributor.author Nunes, José Manoel Cruz Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T09:09:57Z
dc.date.available 2012-10-25T09:09:57Z
dc.date.issued 2012-10-25T09:09:57Z
dc.identifier.other 286900 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94367
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Através de uma pesquisa qualitativa, este trabalho analisa a permanência e aprovação no ensino médio estadual regular noturno de jovens e adultos egressos de um curso em equivalência ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Florianópolis. Trata de estudantes-trabalhadores e trabalhadores-estudantes, que descrevem seus percursos de vida e trajetórias escolares como repletos de rupturas, dificuldades, sacrifícios e realizações. As análises fundamentaram-se, principalmente, nas contribuições de Miguel Arroyo, Nadir Zago, Maria Clara di Pierro, Sérgio Haddad, Acacia Kuenzer, Daniel Thin, Bernard Charlot, Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Norbert Elias. A partir de laços estabelecidos entre as interpretações teóricas e os dados empíricos foi possível compreender, entre a trajetória de vida de cada estudante e sua trajetória escolar de permanência e certificação, relações de entrelaçamento e interdependência de múltiplos sentidos e significados, condição e situação social, estabelecendo, em cada caso, uma configuração específica de fatores e disposições. Essas configurações quando analisadas em conjunto apresentam elementos definidos tanto pela unidade quanto pela heterogeneidade de significados e práticas. pt_BR
dc.description.abstract Through a qualitative research, this dissertation examines the permanence and approval in the state high school night classes of young persons and adults who concluded elementary school through the educação de jovens e adultos equivalence program of the Florianopolis public school system. It examines cases of student-workers and worker-students. These subjects describe their life journeys and their academic trajectories through accounts in which difficulties, sacrifices, obstacles and realizations abound. The analyses were mostly based on the contributions of Miguel Arroyo, Nadir Zago, Maria Clara di Pierro, Sérgio Haddad, Acacia Kuenzer, Daniel Thin, Bernard Charlot, Pierre Bourdieu, Bernard Lahire and Norbert Elias. From linkages between theoretical interpretations and empirical data it was possible to understand, through the trajectory of life of each student and his/her academic trajectory of permanence and certification, relations of interlacement and interdependences of multiple meanings, conditions, and social situations, establishing, in each case, a specific configuration of factors and dispositions. These configurations when analyzed together present elements defined both by unification and by heterogeneity of meanings and practices. en
dc.format.extent 162 p.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino medio pt_BR
dc.subject.classification Educacao do adolescente pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Socialização pt_BR
dc.title Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
286900.pdf 1.190Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar