Aproximações entre a escola nova e a pedagogia da alternância
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Beltrame, Sonia Aparecida Branco |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Nawroski, Alcione |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T08:02:38Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T08:02:38Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T08:02:38Z |
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dc.identifier.other |
288160 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94255 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho procura compreender a Pedagogia da Alternância como uma proposta de educação para os sujeitos que residem em áreas rurais. Uma proposta pedagógica que possui especificidades, tais como, a alternação de tempos de formação/ensino com tempos de prática/trabalho que leva a uma auto-oganização diferente da escola formal em relação a tempos e espaços de estudos. O termo ficou conhecido pelo trabalho desenvolvido pelas CFRs (Casas Familiares Rurais) francesas e EFAs (Escolas Família Agrícolas) italianas trazidas ao Brasil a partir de meados da década de 60. O principal objetivo deste trabalho é identificar que referenciais teóricos embasam esta pedagogia numa proposta de educação para as populações do campo. O estudo parte de um percurso histórico, mais propriamente das idéias de alguns clássicos da educação que trazem algumas propostas de educação, onde procuram disseminar educação para todos a medida que compreendem a educação como fator determinante de transformação social. No desenrolar da pesquisa, o temática se depara com a influente participação do escolanovismo por meio de três educadores - Celéstin Freinet, Maria Montessori e John Dewey, representantes do escolanvismo francês, italiano e norte-americano. Também são destacados como os principais expoentes da Escola Nova no Brasil, manifestada principalmente pelo "Movimento dos Pioneiros da Educação" que se destacam ao contestar o ensino tradicional brasileiro instituído anteriormente pelos jesuítas. Considerando os caminhos metodológicos adotados no presente estudo, optei por analisar três trabalhos de grande relevância brasileira principalmente para os projetos governamentais voltados à educação do campo. A escolha dessas fontes documentais foi pautada na necessidade de identificar os referenciais teórico-metodológicos por meio de três categorias elencadas a partir dos estudos da Escola Nova: experiência, coletividade e trabalho. Partindo destes três elementos de análise, a pesquisa procura investigar os referenciais teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância e identificar suas contribuições para as práticas pedagógicas de Educação do Campo no Brasil, instituídas inicialmente pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pedagogia de alternância |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escola nova |
pt_BR |
dc.title |
Aproximações entre a escola nova e a pedagogia da alternância |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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