O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças

DSpace Repository

A- A A+

O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Terezinha Maria pt_BR
dc.contributor.author Geremias, Tania Maria Fiorini pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T06:35:07Z
dc.date.available 2012-10-25T06:35:07Z
dc.date.issued 2012-10-25T06:35:07Z
dc.identifier.other 287112 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94101
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract A partir da década de 80 pesquisadores se voltam a discutir e pesquisar a infância. No campo do Atendimento Escolar Hospitalar (AEH) poucos estudos investigam quem são as crianças hospitalizadas e como percebem os espaços de convivência hospitalar. O AEH se constitui e se consolida nas práticas com sujeitos que habitam regiões e lugares diversos, implicando uma diversidade cultural a ser apreendida. Este trabalho contextualiza o Atendimento Escolar Hospitalar por meio do seu histórico, da sua legislação, trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e fontes documentais. Objetivou-se investigar as significações construídas pelas crianças que frequentam as séries iniciais do AEH do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) e analisá-las por meio de diferentes narrativas: depoimentos (escritos e/ou gravados), desenhos, fotografias e gravação em vídeo. Assim, a pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica apresentou-se como mais coerente, por permitir às crianças uma participação subjetiva, espontânea, destacando opiniões, pontos de vista, formas de expressão relevantes para a nossa interpretação. A análise das narrativas indica que o AEH nem sempre aparece como uma referência natural para as crianças hospitalizadas, ainda causava algum estranhamento, porém, a maioria delas o considerava como essencial para seu bem estar e o contato com seu cotidiano. A menção sobre os espaços educacionais destacou a concepção de que o espaço físico e sua organização são componentes essenciais da abordagem educacional, atuando como facilitadores ou obstáculos para as interações, destacando o importante papel do professor neste sentido. A utilização do quadro de giz para cópia de conteúdo na escola regular, também veio à tona como exaustivo para a criança. Entendendo o processo de aprendizagem como cópia e memorização, isso desestimula as crianças nos momentos de atividades mais elaboradas que envolvam raciocínio lógico e definição de estratégias para solucionar problemas apresentados. Em algumas situações, a opção pelas salas de recreação do hospital indicou a necessidade do 'brincar' em qualquer tempo e espaço, como parte das suas vidas, o que nos levou a analisar as práticas escolares do AEH e Ensino Regular. As crianças parecem sinalizar o tempo todo que o que fazem, o que vivem, como fazem e como vivem, ainda não é considerado pela escola. Permitir que suas representações, seus desejos, seus sonhos sejam registrados significa a possibilidade da criança escrever sua própria história, que até então foi só produzida por adultos, como uma história sobre a criança. As suas opiniões e suas manifestações são resultados de como são reconhecidas nos seus contextos e de como são consideradas pelos adultos com quem convivem. pt_BR
dc.format.extent 244 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Crianças hospitalizadas pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Criancas - pt_BR
dc.subject.classification Assistencia hospitalar pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Narrativas pessoais pt_BR
dc.title O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
287112.pdf 5.874Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar