O Limite da política no embate de projetos da educação do campo
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jantsch, Ari Paulo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Titton, Mauro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T04:51:39Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T04:51:39Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T04:51:39Z |
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dc.identifier.other |
279656 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93937 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem por objeto a educação em suas relações com a política. Partindo da realidade concreta da produção da vida no campo na atualidade, objetiva verificar como as relações entre educação e política têm marcado o desenvolvimento teórico-prático da educação do campo e se há limites em seu desenvolvimento decorrentes de tal relação. Para sua realização, elaboramos o seguinte problema científico: como os limites e possibilidades que a relação entre educação e política existente na materialidade das relações sociais e no modo de produção da vida humana no campo brasileiro hoje se expressa na construção teórico-prática da educação do campo? Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental a partir da referência do materialismo histórico dialético, tendo delimitado para a análise as políticas educacionais para o campo e a sistematização teórica presente nos Cadernos da Coleção Por uma Educação do Campo. A partir da análise dos materiais e das políticas, as hipóteses formuladas foram confirmadas, evidenciando que um dos limites centrais impostos à educação do campo decorre de seu aprisionamento na política, especialmente via políticas do Estado e de governo; que há opções teóricas utilizadas para a formulação da educação do campo que interditam a possibilidade de dar inteligibilidade às concretas relações de produção da educação e de sua articulação à uma estratégia de superação do capital; e que a possibilidade de romper o cerco da política está numa organização revolucionária. Apontamos que no atual momento histórico a educação, e em especial a educação do campo, estão reféns da política, necessitando uma intervenção firme e com clareza para romper o cerco da política, e que a possibilidade de essência está presente na atividade e nas experiências em desenvolvimento por organizações de caráter revolucionário, como o MST. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação rural |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politicas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação e Estado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conflito social |
pt_BR |
dc.title |
O Limite da política no embate de projetos da educação do campo |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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