Estética Nietzschiana: para pensar a formação na/pela dança

DSpace Repository

A- A A+

Estética Nietzschiana: para pensar a formação na/pela dança

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hardt, Lúcia Schneider pt_BR
dc.contributor.author Collaço, Julia Terra Denis pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T04:13:26Z
dc.date.available 2012-10-25T04:13:26Z
dc.date.issued 2012-10-25T04:13:26Z
dc.identifier.other 286301 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93872
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Numa aliança profícua entre arte, filosofia e educação, o presente trabalho propõe sinalizar como a dança, em seu fluxo de movimento, pode ser compreendida como um projeto de formação a partir do traçado estético nietzschiano. Pairamos assim, sobre a dança concebida como um fluxo contínuo de energias que se manifestam conjuntamente, pés que brindam a dimensão trágica do homem. A dança cuja ação expressa a própria força, uma força que revela a potência do próprio homem. O homem visto em sua máxima expressão, em sua capacidade de criação. Dessa forma, encontramos nas obras de Friedrich Nietzsche um proveitoso entrelaçamento entre arte e educação, a que vai inspirar o percurso desta dissertação. Como caminho metodológico deste trabalho ficam exposto alguns desejos: perceber primeiramente o corpo como pressuposto da dança, buscando entender que saber o corpo pode nos revelar; num segundo instante, o trabalho acena para a tragédia posta no próprio corpo dançante, para isso, buscamos narrar as características peculiares da tragédia para ver o dançarino; como terceiro ponto propomos discutir como a visão estética é corrompida quando se negligencia o impulso dionisíaco, afastando o homem da sua própria natureza; por fim, a imagem do dançarino Zaratustra que, sinalizando diferentes saberes e anunciando o retorno de Dionísio, vem a se utilizar da dança como sua máxima expressão. Esta pesquisa abarca a dança, buscando compreendê-la no corpo, no fluxo do movimento, na tragédia, passando a perceber melhor quais as consequências quando o homem passa a negar o impulso dionisíaco. Por fim, o trabalho chega ao #cume do monte# quando busca compreender em Nietzsche o plano formativo que esboça o porquê da figura do Zaratustra como dançarino. pt_BR
dc.format.extent 164 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Dança pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.title Estética Nietzschiana: para pensar a formação na/pela dança pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
286301.pdf 1.123Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar