A disciplina de arte na escola pública: a constituição dos sujeitos professores de artes visuais

DSpace Repository

A- A A+

A disciplina de arte na escola pública: a constituição dos sujeitos professores de artes visuais

Show full item record

Title: A disciplina de arte na escola pública: a constituição dos sujeitos professores de artes visuais
Author: Oltramari, Daniel Castro
Abstract: O presente estudo investiga a constituição da carreira docente das professoras de Arte, habilitadas em Artes Visuais, que atuam em escolas da rede pública do Estado de Santa Catarina, região da Grande Florianópolis. Foram sujeitos da pesquisa 6 professoras, com atuação no magistério estadual no período de 1996 a 2006. A pesquisa discute primeiramente o ensino de Arte num panorama que vai da sua criação, pela Lei 5.692/71, até a promulgação da Lei 9.394/96 (LDB # Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Esta nova proposta para o ensino de Arte deve ser seguida conforme o PCN-Arte (Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte) e requer uma formação de acordo com a DCN-Artes Visuais (Diretrizes Curriculares Nacionais de Artes Visuais). O currículo de Arte para o Estado (Proposta Curricular de Santa Catarina) é discutido quanto a sua adaptação nas escolas sob a perspectiva de Sacristán (2000), o qual problematiza o currículo # que chama de Currículo em ação # desde a sua concepção até o seu ensino. A constituição na carreira docente é analisada a partir dos Saberes docentes, termo que Tardif (2004) utiliza para identificar o cabedal de saberes que os docentes constroem em suas carreiras, levando em conta desde os saberes aprendidos na universidade, até aqueles aprendidos no contexto escolar, lecionando. A pesquisa utiliza, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Com base nela, examina a maneira como as professoras estruturaram suas carreiras com as condições de trabalho oferecidas pelo Estado e como percebem a estrutura dos cursos de formação inicial, as possibilidades de formação continuada, a organização de ensino existente nas unidades escolares e as políticas de formação de professores implementadas no referido período, buscando estabelecer relações entre essas questões e o tipo de ensino de Arte produzido nesta realidade educacional. A investigação permitiu perceber que a graduação constitui o maior referencial para as professoras, ainda que a tenham criticado. A experiência na graduação proporcionou conhecimento que se mostrou insuficiente sobre o campo de trabalho; por isso, as professoras se consideraram despreparadas para os primeiros tempos na carreira docente, e foi apenas após a atuação, na prática, que se constituíram efetivamente na profissão. Essa prática inicial, com uma experiência marcada por dúvidas e desafios constantes, ressignificou os conhecimentos aprendidos na universidade. A carreira é encarada de forma ambígua pelas professoras: apesar de considerá-la positiva, deixam transparecer que este conceito vai se desgastando com o decorrer do tempo de serviço e das condições adversas que encontram. Entre as carências, foram citadas: a ausência de materiais pedagógicos e para trabalhar com os alunos, de apoio pedagógico das escolas, de uma remuneração adequada às responsabilidades que lhes competem, de tempo para lazer e de valorização por parte do Sistema Estadual de Educação.This study investigates the constitution of the teaching careers of Art teachers, trained in the visual Arts, who work in Santa Catarina state public schools, in the Greater Florianopolis region. The subjects of the study were six teachers working in state schools from 1996 - 2006. The study primarily discusses Art teaching in an overview that ranges from its creation, through Law 5.692/71, to the promulgation of Law 9.394/96 (LDB # the Law of Educational Guidelines and Foundations). This new proposal for Art Education must follow The National Curriculum Parameters for Art (PCN Art) and requires the formation of an accord with the National Curriculum Guidelines for the Visual Arts (DCN Visual Arts). The Art Curriculum for the State (Santa Catarina Curricular Proposal) is discussed in terms of its adaptation in the schools from the perspective of Sacristán (2000), which analyzes the curriculum # which it calls Curriculum in Action - from its conception until its teaching. The constitution of the teaching career is analyzed based on the concept of Teaching Knowledge, a term that Tardif (2004) uses to identify the fund of knowledge the teachers construct during their careers, considering knowledge learned in the university, to that learned in the school context through teaching. The research uses, as a data collection tool, semi-structured interviews. With this basis, it examines the way that the teachers structure their careers with the working conditions offered by the State and how they perceive the structure of the course of initial teacher education, the possibilities for continued teacher education, the organization of teaching in the schools and the teacher education policies implemented during the period mentioned, seeking to establish relations between these issues and the type of Art education produced in this educational reality. The investigation allowed perceiving that teacher education in college is the most important reference for the teachers, even if they have criticisms of this process. The experience in college provided knowledge that proved to be insufficient for working in the field. For this reason, the teachers feel unprepared during the first moments of their careers, and it was only through practice that they effectively established themselves in the profession. This initial practice, with experience marked by constant doubts and challenges, resignified the knowledge learned at the university. The career is seen in an ambiguous manner by the teachers. Although they see it positively, they make it clear that this feeling erodes over time of service because of the adverse conditions that they find. The problems cited include: the absence of pedagogical materials and those needed to work with the students, pedagogical support in the schools; pay suitable to their responsibilities, leisure time and greater respect from the State Educational System.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92714
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
269684.pdf 962.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar