Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas

DSpace Repository

A- A A+

Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Vânia Beatriz Monteiro da pt_BR
dc.contributor.author Paninson, Leticia Anelise Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T11:23:21Z
dc.date.available 2012-10-24T11:23:21Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 266099 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92704
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa "Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas" foi desenvolvida com o interesse de apreender quais as ideias de ensino e avaliação escolar, concebidas pelos acadêmicos concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas, de 7ª/8ª fases, de um curso em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Seu desenvolvimento ocorreu de 2006 a 2008, no contexto do curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Para a construção dos dados, foram colhidas informações e argumentos dos acadêmicos da referida turma, por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, seguido de entrevista individual, com uma mostra de representação do mesmo grupo. Integrou a construção do material, a leitura do projeto pedagógico e de programas das disciplinas ofertadas no interior do currículo vigente. Foi desenvolvido um referencial teórico abordando os temas currículo, avaliação escolar, formação docente geral e em Ciências Biológicas, com uma breve abordagem histórica dessa área formativa, visando a subsidiar o debate pertinente à problemática central. Analisados os dados, pôde-se identificar uma expectativa de educação, ainda impregnada da perspectiva instrumental da avaliação no ensino, com a centralidade da organização e o desenvolvimento pedagógico, na pessoa do professor. Ainda, pensam a avaliação mediante instrumentos como provas escritas e trabalhos, sobre os quais paira uma reiterada insatisfação, como fontes de informação sobre as aprendizagens escolares. Assim, encontra-se uma posição ambivalente em que, de um lado, os acadêmicos ainda pensam/ensinam sob um ideário acrítico, por outro, almejam construir capacidades para modificar sua leitura do contexto escolar, em especial as relações professor-aluno, em uma articulação metodológica numa proposta mais democrática de avaliação. Tais ideias são entendidas como parte de sua construção, como professores, sob a influência decisiva de modelos da escolarização básica, que se combinam às práticas formativas e aos conteúdos das mediações, em sua inserção nos estágios curriculares. Concluiu-se, destacando a necessidade de fortalecer ações formativas - na universidade e nas escolas - com ênfase na compreensão do ensino e da avaliação, em Ciências e em Biologia, como prática que integra o currículo, para além das aulas, permitindo colocar em diálogo e debate as várias problematizações relevantes e que já fazem parte do repertório pedagógico dos acadêmicos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciências biológicas pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Estudantes universitarios pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação educacional pt_BR
dc.title Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
266099.pdf 1.719Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar