A necessidade histórica da educação física na escola: a emancipação humana como finalidade
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bianchetti, Lucídio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mello, Rosângela Aparecida |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T10:19:37Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T10:19:37Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
265568 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92589 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta tese tem como objeto de estudo analisar a necessidade histórica da Educação Física na escola, no contexto atual de crise do capital. Para tanto, foi empreendida a análise da produção científica da área da Educação Física divulgada no CONBRACE - Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, dos anos de 1999, 2001 e 2003, referente aos GTTs (Grupo de Trabalho Temático) Escola e o de Epistemologia. Também foi analisada a produção teórica do autor mais referenciado nos estudos apresentados naqueles Congressos: Valter Bracht. A matriz teórica que norteou o presente estudo está centrada no materialismo histórico fundado por Karl Marx e Friedrich Engels. A compreensão aqui exposta parte do pressuposto de que as categorias por eles desenvolvidas pertinentes à crítica do capital e do capitalismo continuam atuais. Também serviram como referencial teórico alguns autores marxistas do século XX e contemporâneos como, por exemplo, Georg Lukács, István Mészáros, Ivo Tonet e Sérgio Lessa. Dos estudos realizados, as principais conclusões extraídas foram as seguintes: a predominância das várias vertentes teóricas do pensamento pós-moderno na área da Educação Física e, por decorrência, de perspectivas teórico-práticas, postas no sentido de conformar a atual lógica social, bem como a acentuação de formulações pautadas na dicotomia corpo e mente, objetividade e subjetividade e teoria e prática; a necessidade de recuperação do pensamento marxiano para aqueles professores da área que se colocam no campo da crítica radical em relação à ordem social vigente; por fim, a necessidade para esses professores atuarem - dentro e fora das instituições educacionais - no sentido de contribuir com um projeto histórico de emancipação da humanidade em relação aos ditames da ordem social do capital. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação física |
pt_BR |
dc.title |
A necessidade histórica da educação física na escola: a emancipação humana como finalidade |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar