A necessidade histórica da educação física na escola: a emancipação humana como finalidade

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A necessidade histórica da educação física na escola: a emancipação humana como finalidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bianchetti, Lucídio pt_BR
dc.contributor.author Mello, Rosângela Aparecida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T10:19:37Z
dc.date.available 2012-10-24T10:19:37Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 265568 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92589
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese tem como objeto de estudo analisar a necessidade histórica da Educação Física na escola, no contexto atual de crise do capital. Para tanto, foi empreendida a análise da produção científica da área da Educação Física divulgada no CONBRACE - Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, dos anos de 1999, 2001 e 2003, referente aos GTTs (Grupo de Trabalho Temático) Escola e o de Epistemologia. Também foi analisada a produção teórica do autor mais referenciado nos estudos apresentados naqueles Congressos: Valter Bracht. A matriz teórica que norteou o presente estudo está centrada no materialismo histórico fundado por Karl Marx e Friedrich Engels. A compreensão aqui exposta parte do pressuposto de que as categorias por eles desenvolvidas pertinentes à crítica do capital e do capitalismo continuam atuais. Também serviram como referencial teórico alguns autores marxistas do século XX e contemporâneos como, por exemplo, Georg Lukács, István Mészáros, Ivo Tonet e Sérgio Lessa. Dos estudos realizados, as principais conclusões extraídas foram as seguintes: a predominância das várias vertentes teóricas do pensamento pós-moderno na área da Educação Física e, por decorrência, de perspectivas teórico-práticas, postas no sentido de conformar a atual lógica social, bem como a acentuação de formulações pautadas na dicotomia corpo e mente, objetividade e subjetividade e teoria e prática; a necessidade de recuperação do pensamento marxiano para aqueles professores da área que se colocam no campo da crítica radical em relação à ordem social vigente; por fim, a necessidade para esses professores atuarem - dentro e fora das instituições educacionais - no sentido de contribuir com um projeto histórico de emancipação da humanidade em relação aos ditames da ordem social do capital. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.title A necessidade histórica da educação física na escola: a emancipação humana como finalidade pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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