Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação

DSpace Repository

A- A A+

Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.author Almeida, Felipe Quintão de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T07:09:05Z
dc.date.available 2012-10-24T07:09:05Z
dc.date.issued 2012-10-24T07:09:05Z
dc.identifier.other 271633 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract Apresenta uma redescrição da "agenda pós-moderna", conceito cunhado pela teórica marxista Ellen Wood para caracterizar o pensamento da Esquerda Ocidental que (sobre)viveu à passagem pela década de 60 do século XX. A tese de uma agenda pós foi assumida pelo marxismo pedagógico brasileiro como chave-de-leitura para enfrentar a reordenação epistemológica e política (sua pluralização) do campo educacional nos últimos 15 anos: o "clima intelectual generalizado" que o expressa. Com o objetivo de testar esse diagnóstico, analisa a filosofia daquele que, para a tradição marxista, forneceu o mais vivo e penetrante rumo da agenda pós-moderna na atualidade: o filósofo estadunidense Richard Rorty. Põe em cena um conjunto de descrições e redescrições de seu trabalho. Inicia com a análise das características de sua filosofia (Rorty) que o inserem, segundo a crítica tecida pelo marxismo pedagógico, no espectro da pós-condição ou da agenda pós e, assim, legitimam a cruzada desencadeada contra ela. Investiga se elas se sustentam quando cotejadas com outra descrição da obra de Rorty, menos indisposta e cética à letra de sua filosofia. Reflete, ainda, sobre a tese segundo a qual os membros da agenda pós compartilham motivações e matizes filosóficas convergentes e/ou aproximadas. Discute se essa ideia resistiria à comparação da filosofia de Rorty com a de outros (supostos) membros da agenda pós. São eles: Jürgen Habermas e Michel Foucault. Demonstra, por meio das interlocuções propostas, como as afinidades ou convergências entre as matizes filosóficas que supostamente integram tal agenda são muito frágeis e débeis, "escondendo" divergências inconciliáveis que, em suas minúcias, minam qualquer diagnóstico de uma agenda que, no campo educacional, seja caracterizada como "pós-moderna". Conclui pela necessidade de se abandonar a tese de uma agenda pós em educação, ao mesmo tempo em que defende investigações pontuais e exaustivas das obras daqueles autores, pelo marxismo pedagógico, normalmente vistos como integrantes de tal agenda. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pos-modernismo pt_BR
dc.title Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Vaz, Alexandre Fernandez pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
271633.pdf 842.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar