Educação ao longo da vida: a eterna obsolescência humana

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Title: Educação ao longo da vida: a eterna obsolescência humana
Author: Rodrigues, Marilda Merencia
Abstract: Este estudo discute as matrizes históricas da noção de educação ao longo da vida, proposta como eixo orientador de um novo modelo de educação para o século XXI, defendido e disseminado no âmbito da UNESCO e União Européia. Por meio de análises documentais, foi possível apreender os argumentos justificadores, os elementos que a conformam como estratégia política e como conteúdo de reforma educacional, identificando, sobretudo, a centralidade que a crítica aos sistemas educativos assume na configuração deste projeto de educação da UNESCO, aliado à construção de um sujeito pacífico e tolerante e para sempre obsoleto. Realizou-se uma aproximação entre as proposições políticas da UNESCO e União Européia no que concerne à referida perspectiva educacional, percebendo-a num movimento mais amplo de hegemonia do capital, depreendendo, ao final da análise, convergências quanto aos elementos que compõem esta denominada #concepção ampliada# de educação, assim como, as novas características dos sistemas educativos e, especialmente, o processo de atomização e fragmentação dos sujeitos reiterado nos apelos da política neoliberal. Deste modo, foi possível identificar no âmbito da UNESCO a proposição de formação de um sujeito empreendedor e na União Européia a de um sujeito com espírito empresarial. A principal tese sustentada neste trabalho é a de que a noção de educação ao longo da vida representa, sobretudo, um enunciado temporal que institui um modo de conceber a educação e os sujeitos na sua relação com o passado, presente e futuro, ancorados numa concepção de tempo e história que visa a construção de uma nova subjetividade, um sujeito em eterna obsolescência. This study discusses the historical roots of the idea lifelong learning proposed as the central guiding principle behind a new model of education for the twenty first century, defended and disseminated by UNESCO and the European Union. Using document analyses, it was possible to grasp the justifying arguments, the elements which make it a political strategy and how the content of educational reform, above all identifying the central position that the criticism of educational systems takes on in the configuration of this project education by UNESCO is used to create a tolerant and passive citizen who will always be obsolete. The policy proposals by UNESCO and the European Union were compared from the educational perspective, seeing them in a wider movement of hegemony of capital, and at the end of the analysis, concluding convergences between the elements that make up this so-called #broader conception# of education, as well as the new characteristics of educational systems and, especially, the process of fragmentation of people reworked in the light of neoliberal policy. In this manner, it was possible to identify the proposal to train citizens under the UNESCO policy for enterprise and under the European Union for business. The principal thesis sustained in this study is the notion that lifelong learning above all represents a temporal declaration that institutes a way of conceiving of education and its subjects in relation to the past, present and future, anchored in a conception of time and history which aims at the construction of a new subjectivity, a subject in eternal obsolescence.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92064
Date: 2008


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