Boi-de-mamão: uma brincadeira de rua no chão da educação infantil: diálogos com a cultura popular
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fantin, Maristela |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Raizer, Dione |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T01:18:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T01:18:44Z |
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dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
258969 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91665 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo é centrado em uma unidade de educação infantil da rede regular pública municipal de Florianópolis num período de 1994 a 2004, situada numa comunidade que tem na brincadeira do boi-de-mamão a manifestação da sua prática cultural. Buscando investigar as relações constituídas entre uma prática cultural de rua e uma prática educativa no espaço de educação, pontuo a partir da organização de projetos pedagógicos a construção dos diálogos com a cultura popular. Esta pesquisa busca a compreensão entre as relações educativas da brincadeira do boi-de-mamão dessa manifestação popular dentro do chão da escola de educação infantil como possibilidade de compartilhar essa memória coletiva de forma a qualificar as interações das crianças com os processos de reprodução e (re)significação da cultura. Valendo-me dos relatos orais de antigos brincantes do grupo de boi-de-mamão do Itacorubi, de seus antigos moradores, de profissionais e de famílias da unidade educativa investigada, delimito assim o trabalho: no primeiro capítulo traço a caracterização da história cultural do bairro Itacorubi, que brincou e ainda brinca de boi-de-mamão; no segundo capítulo apresento a estruturação de projetos político-pedagógicos e a co-responsabilidade das famílias; e no terceiro capítulo trato dos diálogos propostos entre a cultura popular, a educação infantil, a formação dos profissionais, a participação das famílias, delimitando as (re)significações de qualidade no processo de formação das crianças como sujeitos ao usufruírem dessas relações. |
pt_BR |
dc.format.extent |
176 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultura popular |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Boi-de-mamão |
pt_BR |
dc.title |
Boi-de-mamão: uma brincadeira de rua no chão da educação infantil: diálogos com a cultura popular |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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