A idéia de autoridade na educação: uma perspectiva arendtiana

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A idéia de autoridade na educação: uma perspectiva arendtiana

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Título: A idéia de autoridade na educação: uma perspectiva arendtiana
Autor: Zucco, Jucilaine
Resumo: A presente dissertação consiste numa incursão filosófico-educacional em torno da suposta crise moderno-contemporânea e das sucessivas transformações sociais ocorridas no século XX que, além de atingir os âmbitos público e privado, desdobram-se, em grande proporção, sobre a esfera educativa. O objetivo primeiro deste estudo consiste no esforço de investigar a relação deste fenômeno com a crise da educação e um certo esfacelamento da autoridade docente. Adotando as reflexões e os conceitos arendtianos, e supondo que a separação entre as esferas política e educativa seja a via para se preservar certa autoridade/responsabilidade no âmbito educativo, busca-se delinear um tipo de autoridade especificamente de natureza educativa e ensinante.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91455
Data: 2008


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