Abstract:
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O presente estudo tem como objetivo em geral, investigar as condições de inclusão nas duas escolas: Escola Estadual de Santa Catarina e Escola Municipal de Florianópolis que propõem novas políticas e práticas de educação inclusiva de surdos. Tal estudo envolve metodologia mista (qualitativa e quantitativa descritiva) para coleta de dados com o uso de instrumentos como observação em crianças surdas na escola regular da rede pública (Estadual de Santa Catarina e Municipal de Florianópolis); questionário fechado com as crianças surdas e professoras destas crianças; levantamento de materiais, recursos e práticas que facilitam a inclusão do aluno surdo no espaço escolar inclusivo. Os sujeitos desta pesquisa são 14 alunos surdos da escola estadual e 2 alunas surdas da escola municipal. É importante lembrar que apenas 12 alunos surdos da escola estadual responderam os questionários e apenas uma aluna da escola municipal respondeu o questionário. O estudo aponta como principais resultados em relação às categorias da Escola Estadual: a) Percepção dos alunos à professora: 100% dos alunos surdos afirmam que sua professora usa a LS com eles; 75% dos alunos compreendem na comunicação com a professora; 87,18% têm relacionamento positivo com a professora que usa a LS; 80,77% têm relacionamento positivo com a instrutora surda; b) A socialização do aluno surdo na sala de aula da escola estadual: 91,66% afirmam que seus colegas surdos usam a LS e que são compreendidos; 91,74% têm participação positiva na sala de aula com seus colegas surdos e professora; 100% afirmam existir perfeita e absoluta compreensão da LS usada pelos colegas surdos; c) o sentimento do aluno surdo em relação à escola estadual de educação bilíngüe: 100% dos alunos surdos afirmam gostar da escola e que sentem felizes lá; 100% satisfeitam com presença da LS e colegas surdos na escola; 54,17% afirmam que a escola possui condições para suas necessidades tal como a presença da LS para comunicação e material especializado; 50% sentem tristes e frustrados quando não têm artefatos da cultura surda no espaço escolar; 95,83% sentem felizes e conversam bastante com seus colegas ouvintes na escola; 63,88% têm satisfação positiva com os serviços apoios que a escola oferece. Enquanto na escola municipal aponta como principais resultados em relação às seguintes categorias: a)percepção da aluna surda à escola municipal: aluna afirma que sua professora usa a LS e que compreende na comunicação com a professora; aluna surda afirma ter uma relação com a professora; aluna surda compreende na comunicação com a ILS, mas sente nervosa quando relaciona com a mesma; aluna surda diz ter uma relação normal com a instrutora ouvinte e que sente segura com ela; b) socialização da aluna surda na sala de aula da Escola Municipal: aluna surda afirma que seus colegas usam LS, mas não são compreendidos; aluna surda diz ter participação negativa na discussão do grupo e que não consegue acompanhar o grupo; aluna surda depende da ILS para entender as perguntas dos alunos à professora; aluna surda diz compreender o que seus colegas ouvintes falam/sinalizam; c) Sentimento da aluna surda em relação à escola municipal: aluna diz que gosta da escola e que sente feliz lá; ela diz que todos da escola usa mais ou menos a LS; aluna surda diz que acompanha bem o material que a escola oferece, mas sente perdida quando não tem o uso da LS; aluna surda diz que satisfeita em estudar na sala de ouvintes e que satisfeita com os serviços de apoio que a escola oferece. Conclui-se que a escola estadual apresenta mais condições em relação à cultura surda fazendo com que os alunos surdos possam se sentir bem, felizes e interagir bem com o grupo, com a professora e todos da escola, enquanto a escola municipal a aluna surda apresenta dificuldades, atrasos na linguagem e que não consegue acompanhar o grupo. Fica comprovado que no espaço de ensino bilíngüe na presença do professor bilíngüe e pares surdos, a interação e aprendizado do aluno surdo apresentam pontos positivos e que ajudam no desenvolvimento cultural, cognitivo e lingüístico. This study aims to, in general, investigate the new policies and practices of inclusive education of the deaf, as well as the conditions for inclusion of deaf students in the two systems that make up the public schools network of Santa Catarina: the State School of Santa Catarina and the Municipal School of Florianopolis. This study involves mixed methodology (qualitative and quantitative descriptive) for data collection with the use of instruments such as observation in deaf children in regular public schools network (the State School of Santa Catarina and the Municipal School of Florianopolis); closed questionnaire with the deaf children and their teachers; survey of materials, resources and practices that facilitate the inclusion of deaf students at school. The subject of this research are 14 deaf students from the State School and 2 deaf students from the Municipal School. It is important to remember that only 12 deaf students of the State School answered the questionnaires and only one deaf student of the Municipal School answered the questionnaire. It pointed as the main results for categories of State School: a) Perception of students to teacher: 100% of deaf students say that their teacher uses the Sign Language with them; 75% of students understand in communication with the teacher; 87.18% have positive relationship with the teacher who uses the Sign Language; 80.77% have positive relationship with the deaf instructor; b) Socialization of deaf students in the classroom of the State School: 91.66% say that their deaf colleagues use the Sign Language and are included; 91.74% have positive participation in the classroom with their deaf colleagues and the teacher, 100% say there is perfect and absolute understanding of the Sign Language used by the deaf colleagues; c) The feeling of deaf students in relation to State School of bilingual education: 100% of deaf students like the school and say they feel happy there; 100% are satisfied with the Sign Language and deaf colleagues at school; 54.17% say that the school has conditions for their needs as the Sign Language for communication and specialized equipment; 50% feel sad and frustrated when they have no artifacts of deaf culture at school; 95.83% feel very happy and chat with their fellow listeners at school; 63.88% are positively satisfied with services support that the school offers. While at the Municipal School it points as main results of the following categories: a) Perception of the deaf student to the Municipal School: the student says that her teacher uses the Sign Language and she understands in communication with the teacher; the deaf student affirms to have a good relationship with the teacher; the deaf student understands in communication with the Sign Language Interpreter, but feels nervous when related to the same; deaf student said to have a normal relationship with the listener instructor and feels safe with her; b) Socialization of the deaf student in the classroom of the Municipal School: the deaf student says that her colleagues use Sign Language, but they are not included; the deaf student says she has a no involvement in the group discussion and that she can not follow the group; the deaf student depends on the Sing Language Interpreter to understand the questions of students to teacher; the deaf student says that she understands what her listener colleagues speak / sign; c) Feeling of the deaf student in relation to the Municipal School: student says she enjoys school and she feels happy there; she says that everybody at school uses the Sign Language more or less; deaf student says that she follows well the material that the school offers, but she feels lost when there is no use of the Sign Language; deaf student says she is satisfied studying in listeners' room and that she is pleased with the support services that the school offers. It follows that the State School has more conditions related to deaf culture so that deaf students can feel good, happy and interact well with the group, with the teacher and everybody at school, while in the Municipal School the deaf student presents difficulties, delays in language and she can not follow the group. It is proven that in the area of bilingual education in the presence of bilingual teacher and deaf peers, the interaction and learning of deaf students have good points and that help in cultural, cognitive and linguistic development. |