O ingresso no ensino superior público de egressos da educação básica pública: o sistema de cotas na Universidade Federal do Paraná
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Valle, Ione Ribeiro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Prado, Berenice Schelbauer do |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T21:09:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T21:09:46Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
260435 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91301 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A política de cotas de inclusão social para egressos de escolas públicas em Universidades Públicas é um tema recente e bastante polêmico que permeia o debate no meio acadêmico, nos movimentos sociais e nos órgãos gestores do Governo Federal. Identificadas como uma forma de democratização de acesso ao ensino superior, essas políticas públicas são pensadas com o intuito de possibilitar às camadas populares o prolongamento de sua escolarização. Mas quem desse público que tem toda sua vida escolar feita em escola pública, se submete ao "rito de instituição" e chega à Universidade Pública? Essa pesquisa procurou mostrar por meio da análise dos questionários socioeducacionais, que são preenchidos no momento da inscrição, o perfil dos estudantes egressos da escola pública que ingressaram pelo sistema de cotas de inclusão social, nos processos seletivos de 2005 e 2006 na Universidade Federal do Paraná. A pesquisa empírica revelou-se insuficiente para descrever um perfil fidedigno do estudante e sua família, devido à falta de dados mais precisos que possibilitassem cotejar categorias como renda e escolaridade. Contudo, a pesquisa revelou que o egresso da educação básica pública está presente, mas ainda sem nome na universidade pública e o "vestíbulo" que separa os dois sistemas de ensino tende a tornar-se mais estreito, desde que essa política pública legítima e necessária, tenha continuidade. Assim, teremos de fato e de direito um ensino superior público para todos e não para alguns. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ingresso |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cotas universitárias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.title |
O ingresso no ensino superior público de egressos da educação básica pública: o sistema de cotas na Universidade Federal do Paraná |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar