O ingresso no ensino superior público de egressos da educação básica pública: o sistema de cotas na Universidade Federal do Paraná

DSpace Repository

A- A A+

O ingresso no ensino superior público de egressos da educação básica pública: o sistema de cotas na Universidade Federal do Paraná

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valle, Ione Ribeiro pt_BR
dc.contributor.author Prado, Berenice Schelbauer do pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T21:09:46Z
dc.date.available 2012-10-23T21:09:46Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 260435 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91301
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract A política de cotas de inclusão social para egressos de escolas públicas em Universidades Públicas é um tema recente e bastante polêmico que permeia o debate no meio acadêmico, nos movimentos sociais e nos órgãos gestores do Governo Federal. Identificadas como uma forma de democratização de acesso ao ensino superior, essas políticas públicas são pensadas com o intuito de possibilitar às camadas populares o prolongamento de sua escolarização. Mas quem desse público que tem toda sua vida escolar feita em escola pública, se submete ao "rito de instituição" e chega à Universidade Pública? Essa pesquisa procurou mostrar por meio da análise dos questionários socioeducacionais, que são preenchidos no momento da inscrição, o perfil dos estudantes egressos da escola pública que ingressaram pelo sistema de cotas de inclusão social, nos processos seletivos de 2005 e 2006 na Universidade Federal do Paraná. A pesquisa empírica revelou-se insuficiente para descrever um perfil fidedigno do estudante e sua família, devido à falta de dados mais precisos que possibilitassem cotejar categorias como renda e escolaridade. Contudo, a pesquisa revelou que o egresso da educação básica pública está presente, mas ainda sem nome na universidade pública e o "vestíbulo" que separa os dois sistemas de ensino tende a tornar-se mais estreito, desde que essa política pública legítima e necessária, tenha continuidade. Assim, teremos de fato e de direito um ensino superior público para todos e não para alguns. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades publicas pt_BR
dc.subject.classification Ingresso pt_BR
dc.subject.classification Cotas universitárias pt_BR
dc.subject.classification Inclusão social pt_BR
dc.title O ingresso no ensino superior público de egressos da educação básica pública: o sistema de cotas na Universidade Federal do Paraná pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
260435.pdf 1.376Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar