O ideário gerencial no trabalho do diretor escolar: concepções, contradições e resistência

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O ideário gerencial no trabalho do diretor escolar: concepções, contradições e resistência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Shiroma, Eneida Oto pt_BR
dc.contributor.author Cardoso, Alciléa Medeiros pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T19:45:45Z
dc.date.available 2012-10-23T19:45:45Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 249659 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91196
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi conhecer os determinantes e analisar as transformações no trabalho do diretor das escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis no período de 1997 a 2007. Estudando a reforma administrativa implantada na Prefeitura do Município, constatou-se que uma nova concepção de gestão para o setor público e muitos princípios do gerencialismo, tão recomendados por Organismos Multilaterais, foram introduzidos nas escolas municipais por uma empresa privada. A partir de entrevistas com gestores, questionários aplicados aos diretores de escolas e de observação participante nos cursos de formação dos diretores, foi possível afirmar que o trabalho do diretor sofreu profundas transformações com essa reforma da gestão, o que acarretou sobrecarga nas atribuições administrativas e o distanciou, contra a sua vontade, do fazer pedagógico, aproximando sua prática àquela de um gerente escolar: é cobrado pela produtividade da sua unidade, assim como pelo desempenho dos alunos e pelos resultados do coletivo escolar. A implementação dessas ações e concepções enfrenta focos de resistência por parte dos diretores escolares. Esses movimentos ocorrem nas próprias unidades escolares, assim como nos espaços de formação continuada dos diretores, programada pela Secretária de Educação. Apesar das inúmeras limitações, esses movimentos são respaldados pela vivência de 22 anos de um processo democrático nas escolas municipais que ajudou a Rede Municipal de Ensino a se constituir priorizando os processos e a construção de uma educação democrática e de qualidade socialmente referenciada. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.subject.classification Diretores escolares pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title O ideário gerencial no trabalho do diretor escolar: concepções, contradições e resistência pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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