A pós-graduação em educação física e as tendências na produção de conhecimento: o debate entre realismo e anti-realismo

DSpace Repository

A- A A+

A pós-graduação em educação física e as tendências na produção de conhecimento: o debate entre realismo e anti-realismo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tumolo, Paulo Sérgio pt_BR
dc.contributor.author Avila, Astrid Baecker pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T19:41:43Z
dc.date.available 2012-10-23T19:41:43Z
dc.date.issued 2012-10-23T19:41:43Z
dc.identifier.other 273978 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91190
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2008 pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da tese foi averiguar se a postura do ceticismo epistemológico e o relativismo ontológico permeiam a produção do conhecimento da Educação Física, mediante a análise ontológica das teses produzidas nos programas de pós-graduação da área. Para o desenvolvimento da tese foi imprescindível a compreensão das várias facetas e conseqüências das opções filosóficas e científicas contemporâneas, que aportam-se em realismos e/ou anti-realismo. Nossa hipótese é de que o ceticismo epistemológico e o relativismo ontológico permeiam a produção da área e que ela se estabelece por uma aliança entre aparentes antípodas. A análise das quinze teses selecionadas buscou compreender, quais eram os autores que davam suporte à teorização sobre conhecimento e ciência na Educação Física e o encaminhamento metodológico adotado nessas pesquisas, visando indicar a concepção ontológica a partir das noções de conhecimento e ciência que esses pesquisadores possuem. Organizamos a exposição de nossa tese em quatro capítulos. No primeiro, Conhecimento e ciência: apresentando os pressupostos para uma compreensão ontológica, discorremos sobre o processo de constituição daquilo que denominamos ciência moderna. Na seqüência atentamos para a necessidade de realizarmos uma crítica explanatória às compreensões de conhecimento e ciência que se apresentam como hegemônicas, bem como das posturas que fazem a crítica a elas. Apresentamos os argumentos da crítica ontológica de Georg Lukács e do realismo crítico de Roy Bhaskar. Baseado nesses dois autores, buscamos compreender a relação entre ciências naturais e ciências sociais. No segundo capítulo, A relação entre Educação Física e ciência, identificamos a ciência como constitutiva do pensamento da Educação Física. Indicamos de modo sumário a polêmica sobre a identidade da Educação Física e o debate em torno desta ser uma ciência ou não. Ademais, retratamos como as pesquisas sobre a produção do conhecimento na Educação Física têm enfocado essa produção. Demonstramos que o modo epistemológico de classificar a área institui uma polêmica que garante o privilégio para o conhecimento oriundo das ciências naturais sobre as sociais. Apontamos a existência de um novo entendimento sobre ciência na produção teórica da Educação Física: o anti-realismo. No terceiro capítulo, A pós-graduação em Educação Física: contornos político e acadêmico, apresentamos como se desenhou a política de pós-graduação no Brasil, enfocando a lógica que irá orientar a reformulação dos programas, bem como o novo status dado à avaliação nesse contexto. No quarto capítulo, Tendências na produção do conhecimento em Educação Física, apresentamos o material empírico e a análise realizada para indicar as tendências na produção do conhecimento em Educação Física. Concluímos em nossa pesquisa que as tendências na produção do conhecimento, apontam, a partir de uma perspectiva ontológica, que a grande maioria das pesquisas (80%) está fundada em algum tipo de realismo empírico. Em menor proporção (20%), constatamos a presença de um realismo científico. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Produção do conhecimento pt_BR
dc.title A pós-graduação em educação física e as tendências na produção de conhecimento: o debate entre realismo e anti-realismo pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Duayer, Mário pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
273978.pdf 1.739Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar