Abstract:
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O 13 de Maio NEP - Núcleo de Educação Popular é uma entidade constituída no bojo do ressurgimento dos movimentos sociais, no início dos anos oitenta, ainda na ditadura militar, que vem desenvolvendo o trabalho de formação política, com viés anticapitalista, inicialmente em São Paulo e posteriormente em vários pontos do Brasil, por meio de centenas de educadores por ela formados. O ponto de partida da presente pesquisa foi buscar identificar quais as características e peculiaridades da formação política empreendida pelo 13 de Maio NEP; como se deu sua trajetória histórico-política no contexto das lutas dos trabalhadores brasileiros; qual o referencial teórico-metológico adotado por seus educadores que definem sua prática educativa; qual a metodologia de ensino construída a partir desse referencial; como essa entidade tem - se posicionado diante das principais polêmicas sobre as concepções teórico-políticas no campo da educação popular. Com base nessas questões, o objetivo geral desta pesquisa foi o estudo da experiência de formação política empreendida pelo 13 de Maio NEP, com a finalidade de realizar um breve resgate de sua história, para conhecer e explicitar as características e peculiaridades do trabalho educativo desenvolvido, derivado de sua opção política e concepção metodológica. Para tanto, os objetivos específicos foram: empreender um breve estudo bibliográfico sobre o contexto histórico-político do período de formação e desenvolvimento dessa Entidade, com enfoque na história das lutas dos trabalhadores no Brasil; empreender um breve estudo bibliográfico para situar a educação na perspectiva dos trabalhadores, enfocando as discussões que se dão no âmbito acadêmico e no das organizações dos trabalhadores; realizar um breve resgate da história do 13 de Maio NEP, com foco em suas práticas educativas; identificar as principais características e peculiaridades do trabalho de formação política desenvolvido, procurando reconhecer o referencial teórico-metodológico-pedagógico adotado. No que diz respeito à metodologia, realizou-se pesquisa empírica qualitativa, revisão teórica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas, da seguinte forma: após uma breve revisão bibliográfica sobre o contexto histórico-político de nascimento e desenvolvimento do 13 de Maio NEP, bem como sobre a educação na perspectiva dos trabalhadores, no espaço acadêmico e no âmbito das organizações laborais, empreendeu-se a reconstituição da trajetória histórico-política dessa Entidade. A partir dos dados levantados, verificou-se que o trabalho de formação política, bem como a metodologia de ensino utilizada por seus educadores, foram desenvolvidos e consolidados ao longo de sua história, tendo como principal "fio condutor" de sua identidade o Programa de Formação de Monitores. Por fim, verificou-se que, para os educadores do 13 de Maio NEP, a especificidade da tarefa de educação política está na socialização de elementos teóricos fundamentais que auxiliem os trabalhadores a se constituírem como sujeitos históricos capazes de apresentar uma alternativa societal com independência e autonomia histórica. |