Um modelo reflexivo para formação de engenheiros
Show full item record
Title:
|
Um modelo reflexivo para formação de engenheiros |
Author:
|
Vallim, Marcos Banheti Rabello
|
Abstract:
|
Este trabalho apresenta um modelo para desenvolvimento de currículo de engenharia que visa fortalecer elementos da prática profissional que habilitam engenheiros a lidarem com a incerteza e a complexidade inerentes ao mundo real. O modelo conceitual proposto é baseado nos princípios de "saberes práticos e teóricos", "aprender fazendo", "humanismo", "pensamento reflexivo", "contexto", sendo destacado o uso de problemas reais de engenharia para construir, tanto o conhecimento teórico, quanto o conhecimento prático, ambos essenciais ao contexto do exercício profissional. Para tornar as idéias do modelo mais claras é desenvolvido um exemplo de currículo em engenharia de controle e automação. O currículo desenvolvido, utilizando o modelo, é então comparado com o currículo tradicional da engenharia a fim de discutir suas vantagens e limitações. Na parte final, são discutidas algumas questões sobre a implantação de um curso baseado no modelo proposto e as perspectivas de continuidade do trabalho. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91119
|
Date:
|
2008 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar