Um modelo reflexivo para formação de engenheiros

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo reflexivo para formação de engenheiros

Show full item record

Title: Um modelo reflexivo para formação de engenheiros
Author: Vallim, Marcos Banheti Rabello
Abstract: Este trabalho apresenta um modelo para desenvolvimento de currículo de engenharia que visa fortalecer elementos da prática profissional que habilitam engenheiros a lidarem com a incerteza e a complexidade inerentes ao mundo real. O modelo conceitual proposto é baseado nos princípios de "saberes práticos e teóricos", "aprender fazendo", "humanismo", "pensamento reflexivo", "contexto", sendo destacado o uso de problemas reais de engenharia para construir, tanto o conhecimento teórico, quanto o conhecimento prático, ambos essenciais ao contexto do exercício profissional. Para tornar as idéias do modelo mais claras é desenvolvido um exemplo de currículo em engenharia de controle e automação. O currículo desenvolvido, utilizando o modelo, é então comparado com o currículo tradicional da engenharia a fim de discutir suas vantagens e limitações. Na parte final, são discutidas algumas questões sobre a implantação de um curso baseado no modelo proposto e as perspectivas de continuidade do trabalho.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91119
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
259881.pdf 1.299Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar