Um modelo reflexivo para formação de engenheiros

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo reflexivo para formação de engenheiros

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Farines, Jean-Marie pt_BR
dc.contributor.author Vallim, Marcos Banheti Rabello pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T18:55:48Z
dc.date.available 2012-10-23T18:55:48Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 259881 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91119
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um modelo para desenvolvimento de currículo de engenharia que visa fortalecer elementos da prática profissional que habilitam engenheiros a lidarem com a incerteza e a complexidade inerentes ao mundo real. O modelo conceitual proposto é baseado nos princípios de "saberes práticos e teóricos", "aprender fazendo", "humanismo", "pensamento reflexivo", "contexto", sendo destacado o uso de problemas reais de engenharia para construir, tanto o conhecimento teórico, quanto o conhecimento prático, ambos essenciais ao contexto do exercício profissional. Para tornar as idéias do modelo mais claras é desenvolvido um exemplo de currículo em engenharia de controle e automação. O currículo desenvolvido, utilizando o modelo, é então comparado com o currículo tradicional da engenharia a fim de discutir suas vantagens e limitações. Na parte final, são discutidas algumas questões sobre a implantação de um curso baseado no modelo proposto e as perspectivas de continuidade do trabalho. pt_BR
dc.format.extent xv, 169 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia eletrica pt_BR
dc.subject.classification Engenharia pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Engenheiros pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Um modelo reflexivo para formação de engenheiros pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cury, Jose Eduardo R pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
259881.pdf 1.299Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar