Um modelo reflexivo para formação de engenheiros
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Farines, Jean-Marie |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vallim, Marcos Banheti Rabello |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T18:55:48Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T18:55:48Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
259881 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91119 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um modelo para desenvolvimento de currículo de engenharia que visa fortalecer elementos da prática profissional que habilitam engenheiros a lidarem com a incerteza e a complexidade inerentes ao mundo real. O modelo conceitual proposto é baseado nos princípios de "saberes práticos e teóricos", "aprender fazendo", "humanismo", "pensamento reflexivo", "contexto", sendo destacado o uso de problemas reais de engenharia para construir, tanto o conhecimento teórico, quanto o conhecimento prático, ambos essenciais ao contexto do exercício profissional. Para tornar as idéias do modelo mais claras é desenvolvido um exemplo de currículo em engenharia de controle e automação. O currículo desenvolvido, utilizando o modelo, é então comparado com o currículo tradicional da engenharia a fim de discutir suas vantagens e limitações. Na parte final, são discutidas algumas questões sobre a implantação de um curso baseado no modelo proposto e as perspectivas de continuidade do trabalho. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xv, 169 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia eletrica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curriculos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenheiros |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo reflexivo para formação de engenheiros |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Cury, Jose Eduardo R |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar