A cooperação como possibilidade de construção de uma comunidade virtual de aprendizagem
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ern, Edel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ersching, Giovana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T14:37:28Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T14:37:28Z |
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dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
245224 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90736 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa analisa o processo comunicativo estabelecido durante um curso na modalidade de Educação a Distância, identificando os elementos que caracterizam a existência da cooperação neste processo e as suas possíveis influências na constituição de uma comunidade virtual de aprendizagem. Para tal, tomamos como referencial teórico os estudos relacionados à epistemologia genética de Jean Piaget (1896 - 1980) e à ação comunicativa de Jürgen Habermas (1929), os quais foram situados no contexto de um curso de formação continuada de professores. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, tendo a pesquisadora atuado como observadora participante do processo para a coleta dos dados. Na pesquisa foram identificadas algumas características necessárias ao estabelecimento de um processo de aprendizagem cooperativa em EaD - equilíbrio das trocas, reciprocidade e entendimento mútuo -, as quais foram analisadas à luz da filosofia interpretacionista a partir de fragmentos da comunicação estabelecida durante o curso entre seus participantes. A análise destas características permitiu, dentre outros, perceber sua influência na constituição de uma comunidade virtual de aprendizagem, oferecendo elementos que permitiram reflexões acerca do papel do professor e do aluno não apenas para a constituição da comunidade, mas para a existência de processos cooperativos de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunidades virtuais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A cooperação como possibilidade de construção de uma comunidade virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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