Juventude(s) e escola: suas culturas em diálogo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Juventude(s) e escola: suas culturas em diálogo

Mostrar registro completo

Título: Juventude(s) e escola: suas culturas em diálogo
Autor: Callegaro, Carlos Augusto
Resumo: Este trabalho analisa os grupos culturais juvenis como espaço de formação dos jovens e as possibilidades de suas autorias como elementos importantes na constituição de uma cultura da escola. Por meio de questionários e entrevistas organizou-se um diálogo com jovens e professores da escola, onde foi possível, com o escutar de suas falas, conhecer as características socioculturais destes jovens, seus pertencimentos a grupos, bem como, o significado que estes atribuem a escola. A pesquisa permitiu refletir sobre as vivências e as percepções juvenis sobre a sua condição e como são reconhecidos pelos professores da escola. Também, foi possível aprofundar uma compreensão sobre as situações de autorias vividas pelos jovens, sempre em torno de algumas categorias, como a sociabilidade, solidariedade e reconhecimento. A pesquisa possibilitou perceber que estes jovens, que emergem no cotidiano escolar e que se associam em grupos culturais juvenis, organizados de várias maneiras e em vários espaços, quando vistos, reconhecidos e respeitados, trazem elementos para dialogar com os diversos autores da vida escolar, construindo, dessa forma, suas autorias e conhecimentos que podem colaborar na constituição de uma nova cultura da escola.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90561
Data: 2007


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
242119.pdf 534.4Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar