História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia

DSpace Repository

A- A A+

História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa pt_BR
dc.contributor.author Koerich, Maria Cecília Takayama pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T11:39:23Z
dc.date.available 2012-10-23T11:39:23Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 242368 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho resulta da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores, que teve como tema sexualidade e gênero no curso de Pedagogia. Analisa o discurso dos cursos de duas Universidades Públicas em Florianópolis, sabendo que essas instituições são destinadas à formação inicial de professores(as) da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial, da Orientação e da Supervisão Escolar. Destaca como elementos fundamentais para este trabalho a investigação e aproximação com os cursos analisados, por meio da análise da grade curricular e das entrevistas com a coordenação e com egressas dessas Universidades. Sabendo que a sexualidade assim como as relações de gênero estão implicadas em processos de aprendizagem e de educação é que esta pesquisa estruturou-se com a finalidade de investigar a formação de professores(as) que vivenciam sua formação a partir da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Estadual de Santa Catarina. A pesquisa procura analisar não apenas a presença ou ausência dessas temáticas na formação desses profissionais, mas também o modo como sexualidade e gênero é discutido no campo da educação, problematizando o currículo institucional, a forma como as disciplinas são apresentadas e implicações para a formação dos educadores(as). Trabalhou-se com pensadores como Foucault e Freud, assim como autores feministas pós-estruturalistas na tentativa de definir esses temas investigados sem limitá-los. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Relações de gênero pt_BR
dc.subject.classification Educadores pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEED0619-D.pdf 696.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar