História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Koerich, Maria Cecília Takayama |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T11:39:23Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T11:39:23Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
242368 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90506 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho resulta da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores, que teve como tema sexualidade e gênero no curso de Pedagogia. Analisa o discurso dos cursos de duas Universidades Públicas em Florianópolis, sabendo que essas instituições são destinadas à formação inicial de professores(as) da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial, da Orientação e da Supervisão Escolar. Destaca como elementos fundamentais para este trabalho a investigação e aproximação com os cursos analisados, por meio da análise da grade curricular e das entrevistas com a coordenação e com egressas dessas Universidades. Sabendo que a sexualidade assim como as relações de gênero estão implicadas em processos de aprendizagem e de educação é que esta pesquisa estruturou-se com a finalidade de investigar a formação de professores(as) que vivenciam sua formação a partir da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Estadual de Santa Catarina. A pesquisa procura analisar não apenas a presença ou ausência dessas temáticas na formação desses profissionais, mas também o modo como sexualidade e gênero é discutido no campo da educação, problematizando o currículo institucional, a forma como as disciplinas são apresentadas e implicações para a formação dos educadores(as). Trabalhou-se com pensadores como Foucault e Freud, assim como autores feministas pós-estruturalistas na tentativa de definir esses temas investigados sem limitá-los. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Relações de gênero |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curriculos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de pedagogia |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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