Aspectos da relação entre educação e domínio da natureza em Antônio Gramsci

DSpace Repository

A- A A+

Aspectos da relação entre educação e domínio da natureza em Antônio Gramsci

Show full item record

Title: Aspectos da relação entre educação e domínio da natureza em Antônio Gramsci
Author: Silva, Taiara Barbosa da
Abstract: Considerando o empenho teórico de vários autores que, ao longo do século XX, pretenderam redimensionar a concepção de progresso e racionalidade, bem como aqueles que apontaram os males da civilização no processo de dominação dos instintos, procuramos investigar aspectos da relação entre educação e domínio da natureza no pensamento de Antonio Gramsci, autor italiano das décadas de 1920 e 1930. Como principal representante intelectual do movimento operário de uma Itália ainda pouco industrializada, ambientou sua filosofia nos ares da disciplina, da ciência, da dominação da natureza, da técnica e do industrialismo. Procurando não perder de vista o conjunto de reflexões que o autor realizou acerca da política, da hegemonia e do marxismo, enfocamos mais especificamente este lugar iluminista ocupado pelo pensador quanto às soluções da vida. Como uma "sombra" que percorre a claridade iluminista do filósofo italiano, trazemos as considerações de Walter Benjamin, que viveu no mesmo momento histórico e contextualizado por uma sociedade (alemã) já desenvolvida e madura produtivamente, possibilitando um olhar mais "pessimista" quanto ao aperfeiçoamento do domínio do homem sobre a natureza. Nesse percurso, consideramos, primeiramente, como o homem conhece o mundo para Gramsci e as principais problemáticas levantadas quanto à noção de verdade e de ciência. Apresentamos, em seguida, os argumentos que utiliza para confirmar a necessidade de dominação dos instintos em várias esferas humanas, tomando como base a idéia de que o homem passa a agir na natureza impregnando o "natural" de historicidade. E, ao final, realizamos algumas considerações sobre a relação educação e domínio da natureza, levantando aspectos do seu projeto de formação cultural humanista e considerações acerca do corpo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90491
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
245438.pdf 382.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar