Vivências em formação continuada: aprendizagem e mudança em desenvolvimento de equipe escolar

DSpace Repository

A- A A+

Vivências em formação continuada: aprendizagem e mudança em desenvolvimento de equipe escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Terezinha Maria pt_BR
dc.contributor.author Salvino, Fernando pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T05:06:14Z
dc.date.available 2012-10-23T05:06:14Z
dc.date.issued 2012-10-23T05:06:14Z
dc.identifier.other 275542 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90003
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2007 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho investiga temas ligados à formação continuada ou contínua em serviço, transcendendo as pessoas dos educadores e ampliando para a comunidade escolar global envolvida na experiência escolar. Trata especialmente de investigação que aborda o descobrimento das aprendizagens experienciadas pelos profissionais de uma escola de educação infantil e ensino fundamental (1ª a 4ª) dentro do continuum de experiências de um Projeto de Desenvolvimento de Equipe (PDE), em 1 ano de trabalho. A pesquisa evidenciou o alcance da experiência no projeto em 4 dimensões básicas: as aprendizagens pessoais, interpessoais, organizacionais e educacionais (pedagógico). De forma sintética, a aprendizagem e a mudança vivenciada, no PDE, levaram as pessoas a saírem de seus pequenos mundos através do autoconhecimento, da auto-superação, da autoconscientização, da percepção de mudança e da liberdade de expressão, em direção ao todo da organização escolar, aumentando o comprometimento geral com o todo da organização e com seu destino político-pedagógico e o nível grupal, mais próximo da realidade de uma equipe real. O trabalho adentra, ao final, em questões de ordem mais transcendente e epistemológica, nas raízes do método científico qualitativo e nos limites da abordagem centrada na pessoa, inclinando-se o autor para fundamentos educacionais mais amplos, tal como a parapsicologia e nos paradigmas centrados na consciência integral. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.subject.classification Educadores pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Vivências em formação continuada: aprendizagem e mudança em desenvolvimento de equipe escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
275542.pdf 1.567Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar