A reprovação e a interrupção escolar nas quintas séries do ensino fundamental: o difícil percurso para continuidade dos estudos

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A reprovação e a interrupção escolar nas quintas séries do ensino fundamental: o difícil percurso para continuidade dos estudos

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Title: A reprovação e a interrupção escolar nas quintas séries do ensino fundamental: o difícil percurso para continuidade dos estudos
Author: Hanff, Beatriz Collere Bittencourt
Abstract: Este estudo teve a intenção de compreender as relações que os alunos que vivenciaram situações de reprovação e interrupção escolar desenvolveram com a escola, e a forma como percebem a realidade escolar. Para compreender essas relações foi importante considerar as dimensões Macro, Meso e Micro nos quais tais processos se produziram e reproduziram. A escolha desse objeto de estudo impôs a necessidade de buscar informações que permitissem a articulação entre as pesquisas quantitativas e as qualitativas. Essa busca possibilitou o surgimento de pistas e a ampliação do foco de análise para entendimento das situações escolares vividas pelos alunos. A crítica às estatísticas, em nível nacional e local, e os limites impostos por esses dados impuseram um trabalho de garimpagem nos relatórios produzidos nas escolas e o deslocamento do olhar para outras informações singulares. Assim, procurou-se analisar projetos, ações educativas, e as formas de organização das redes de ensino e da avaliação do rendimento escolar, especificamente nas onze escolas estaduais e municipais selecionadas para o estudo, em Florianópolis. Foram escolhidas escolas que apresentavam indicadores de reprovação e interrupção escolar acima das médias estaduais e municipais. Como foco principal foram reconstruídas histórias escolares de treze alunos que vivenciaram situações múltiplas de reprovação e de interrupção escolar nas quintas series do Ensino Fundamental, no sentido de entender como configurações familiares e social semelhantes engendravam níveis de adaptação escolar tão diferentes. Tratou-se, da construção de Perfis de Configurações Social baseados na constatação de que a reprovação e a interrupção escolar não tinham causa única, e que além de ocorrerem em razão de uma multiplicidade e conjugação de fatores, também dependiam do tipo de relações estabelecidas entre os diferentes sujeitos e as inter-relações entre família-escola-trabalho. Para elaboração dos perfis tomou-se como ponto de partida a metodologia desenvolvida por Lahire ao utilizar a antropologia da interdependência, a sociologia que pensa as relações sociais sem determinismos imobilizantes e por considerar tanto as singularidades como as generalidades como partes de uma rede de relações de interdependência humana (LAHIRE, 1997, p. 40). 0 estudo permitiu concluir que as situações de reprovação e interrupção escolar são conseqüência da combinação de uma multiplicidade de fatores. Esse entrelaçamento de situações sinalizou condições mais ou menos favoráveis as relações escolares que esses estudantes vinham desenvolvendo e as possibilidades de continuidade dos estudos. Também, estabeleceu forte correlação entre a reprovação e a interrupção escolar, tornando ainda mais irregular as trajetórias escolares desses alunos.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89957
Date: 2007


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