Jogos eletrônicos: entre a escola e a lan house

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Jogos eletrônicos: entre a escola e a lan house

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Gaspar, Débora da Rocha pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T04:32:15Z
dc.date.available 2012-10-23T04:32:15Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244301 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89955
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, a vida está imersa em imagens que provocam, seduzem e até mesmo manipulam nossos pensamentos e decisões. Esta problemática tem sido abordada em muitas pesquisas no âmbito acadêmico seja nas áreas específicas, seja no campo da educação. No universo do entretenimento, os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de um grande número de crianças e adolescentes em idade escolar. Esta pesquisa se propõe a verificar se os estudantes, que estão concluindo o Ensino Médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, ao interagirem com jogos eletrônicos utilizam conhecimentos da linguagem visual, mediados pela escola, para realizarem suas leituras de imagens. O estudo foi realizado em duas etapas: a) aplicação de um questionário para sessenta e três estudantes do CA/UFSC; b) realização de entrevistas com quatro alunos, em uma lan house. Esta dissertação toma como postulado alguns princípios da Semiótica Discursiva. As situações observadas e analisadas, com a maioria dos estudantes, indicam que eles reconhecem os conteúdos mediados pela escola, mas não fazem relações significativas entre estes saberes da linguagem visual e os efeitos de sentido em suas leituras de imagens de jogos eletrônicos. As inovações na comunicação demarcam um tempo histórico evidenciando uma segunda era da visualidade. Portando, ressalta-se a necessidade de se trabalhar, efetivamente, a "imagemização" na formação básica de crianças e adolescentes, oferecendo subsídios mínimos para uma leitura consistente dos objetos estéticos do cotidiano. pt_BR
dc.format.extent 190 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Jogos eletronicos pt_BR
dc.subject.classification Artes pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Percepção visual pt_BR
dc.title Jogos eletrônicos: entre a escola e a lan house pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Oliveira, Sandra R. Ramalho e (Sandra Regina Ramalho e) pt_BR


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