Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros

DSpace Repository

A- A A+

Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Terezinha Maria pt_BR
dc.contributor.author Darela, Maristela Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T04:08:45Z
dc.date.available 2012-10-23T04:08:45Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244039 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89924
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como temática as relações entre a escola e o hospital. Procura compreender como a escola regular traduz o trabalho realizado pela Classe Hospitalar com os educandos que retornam a ela, após a hospitalização, tecendo um panorama que permite apreender as diferentes percepções dos educadores (diretores, professores, supervisores e orientadores pedagógicos) das escolas sobre o atendimento educacional que é realizado nos hospitais. Preocupou-se também em perceber como apreendem este atendimento a partir das concepções que tem de escola. A pesquisa teve como panorama cinco escolas com os estudantes, regularmente matriculados, que passaram por hospitalização e freqüentaram a Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Utilizou como aporte metodológico a entrevista semi-estruturada ou entrevista compreensiva, dentro de uma perspectiva qualitativa, que possibilitou uma aproximação com a realidade estudada, percebendo o trabalho na Classe Hospitalar a partir do olhar da escola. Mesmo estando as escolas regidas por normas burocráticas que não favorecem a autonomia e a criatividade, o encontro com professores e especialistas me permitiu perceber o quanto seu interior é atravessado por significados, que ao se deparem com a dor do outro, transitam solidariedades, amores e encontros. Neste sentido, a Classe Hospitalar revela-se importante enquanto promotora da continuidade da vida do aluno, respeitando suas necessidades e anseios diante do contexto de adoecimento; resgatando o cotidiano; promovendo encontros que dão outro significado à experiência presente. O trabalho também apontou como relevante o atendimento à medida que este possibilita uma maior adaptação do estudante, acompanhando o grupo no retorno. O contato com dinâmicas escolares (professores, grupos, atividades de escrita e leitura) contribuiu para que o educando não perdesse o ritmo. Estes resultados revelaram que a participação em atividades educativas no hospital possibilita o amparo às necessidades integrais, protegendo a criança e o adolescente no seu desenvolvimento. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Criancas - pt_BR
dc.subject.classification Assistencia hospitalar pt_BR
dc.subject.classification Escolas em hospitais pt_BR
dc.subject.classification Hospitais infantis pt_BR
dc.subject.classification Criancas doentes pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
244039.pdf 301.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar