Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA

DSpace Repository

A- A A+

Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Roncarelli, Dóris pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T03:18:35Z
dc.date.available 2012-10-23T03:18:35Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 241719 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89843
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract As políticas governamentais têm motivado a regulamentação da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Essa modalidade tem-se ampliado em diversos programas nacionais. A cada dia, surgem novas demandas na área, e uma delas é a necessidade de se eleger um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), bem como selecionar instrumentos de acompanhamento e avaliação. Os desafios teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância podem ser potencializados se o AVEA contemplar as interseções entre Tecnologia, Ergonomia e Pedagogia. O objetivo desta pesquisa é construir uma taxionomia para escolha de um AVEA a ser utilizado em EaD. O trabalho segue os princípios gerais da pesquisa-ação, pois se reconhece que, dadas as contingências em que o mesmo se realiza, esta abordagem é bem apropriada. O desenvolvimento do trabalho resgata algumas experiências já desenvolvidas e elabora uma ferramenta denominada EaDList, baseando-se em categorias conceituais, como interação, autonomia, cooperação e mediação. O EaDList está organizado em uma taxionomia que se desdobra na construção de critérios, indicadores e descritores. Foi aplicado por uma equipe de avaliadores para a escolha de um AVEA, respondendo a uma demanda contingencial. A aplicação do EaDList leva à escolha de uma plataforma em desenvolvimento evolutivo: o Moodle. Acredita-se que a utilização deste AVEA anuncia um reomodo no processo ensino-aprendizagem em EaD. A validação desta aposta aguarda uma nova etapa de pesquisa. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
241719.pdf 1.024Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar