Educação cigana: entre-lugares entre escola e comunidade étnica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fleuri, Reinaldo Matias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Simões, Sílvia Régia Chaves de Freitas |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T03:02:42Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T03:02:42Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
249651 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89816 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho traz a apresentação e análise sobre a etnia cigana, tendo em vista três enfoques principais: O primeiro, relata os principais aspectos da história dos ciganos no mundo e no Brasil. O segundo enfoque, apresenta alguns dispositivos legais da Constituição de 1988 e os atuais processos de interlocução dos ciganos com as Políticas Públicas brasileiras. O terceiro enfoque relata os contextos educativos intra-grupo e algumas reflexões sobre os mesmos. Também apresenta o relato de um estudo de caso, realizado com uma família cigana residente no município de Palhoça/SC/ Brasil, suas idéia sobre educação e que valores atribuem à escola formal e à comunidade étnica. A metodologia de pesquisa consistiu em: revisão bibliográfica; trabalhos de campo e aplicação de entrevistas. Pela própria complexidade que envolve o tema, foi que não optamos por nenhum referencial teórico específico, mas buscamos estabelecer um grupo de autores com os quais nos identificamos, e que, poderiam contribuir com nossas reflexões e inquietações. Foram eles: Alberto Melucci; Cliford Geertz; Homi Bhabha; Paulo Freire; Luiza Cortesão; Márcia Ondina Ferreira; Reinaldo Matias Fleuri; José Marin; Tomaz Tadeu Silva; Paola Falteri; Nadir Esperança Azibeiro e Francesco Susi, dentre outros. De acordo com as observações realizadas constatamos preliminarmente que: A questão da influência das sociedades não-ciganas, na identidade étnica cigana, foi e continua sendo historicamente uma grande preocupação dos ciganos; que em nível mundial, e particularmente no Brasil, já existem políticas públicas para as minorias étnicas, dentre elas a cigana; que os ciganos vêm mantendo uma relação com a escola, mesmo que fragmentada e fragilizada; que apesar dos ciganos reconhecerem a necessidade de freqüentarem a escola como forma de se alfabetizarem, o maior valor a que eles atribuem, é a relação intra-étnica, portanto, a sua própria cultura. |
pt_BR |
dc.format.extent |
112 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciganos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciganos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação cigana: entre-lugares entre escola e comunidade étnica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Azibeiro, Nadir Esperança |
pt_BR |
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