Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Queiroz, Julio Cesar Gurgel de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T19:01:27Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T19:01:27Z |
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dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
231362 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89281 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A fermentação de novas formas de comunicação pautadas pela tecnologia vai se configurando como extensões do sistema nervoso central humano. Com isso, introjetam nos meios bio-tecno-sociais uma carga simbólica sem precedentes na história da humanidade. Isso impõe, por sua vez, uma constante ressignificação e assimilação de ambientes sensoriais diversos - encarar os monstros que se escondem por trás de cada nova tecnologia. O trabalho traz uma idéia principal e inúmeras dobras. No seu contexto geral, é discutida a idéia de desconstrução em ambientes digitais de aprendizado e como esse processo está diretamente associado a idéias de pensadores como Jacques Derrida, Félix Guattari, Gilles Deleuze e Marshall McLuhan: mutação subjetiva e de sentido dentro desse novo entendimento de mundo no qual todo um socius digital se funde e eclode. A escolha da temática da desconstrução em ambientes digitais de aprendizagem surgiu a partir da tentativa de entender a palavramundo que cerceia as práticas de Educação a Distância: como as pessoas agem nesses ambientes, como - e se - elas aprendem, como esses espaços conversam com outros, como se "apreende" esse mundo, como se dialoga com o outro, como se transforma o conhecimento ali. O objeto de interesse deste trabalho está nas pequenas elasticidades de certeza, nos focos de desconstrução, nos novos pólos de subjetivação que levam os sujeitos a buscar aquilo que realmente lhes interessa, que os transformam em potências passivas, tornando-os agentes latentes de produção de sentido que transitam sempre à beira dos buracos negros de sentido, incentivando-os a dialogar com a palavramundo de um novo ambiente sensorial criado numa base tecnológica, para que possa entendê-lo e definir seus rumos a partir disso. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.title |
Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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