Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância

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Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa pt_BR
dc.contributor.author Queiroz, Julio Cesar Gurgel de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T19:01:27Z
dc.date.available 2012-10-22T19:01:27Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 231362 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89281
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A fermentação de novas formas de comunicação pautadas pela tecnologia vai se configurando como extensões do sistema nervoso central humano. Com isso, introjetam nos meios bio-tecno-sociais uma carga simbólica sem precedentes na história da humanidade. Isso impõe, por sua vez, uma constante ressignificação e assimilação de ambientes sensoriais diversos - encarar os monstros que se escondem por trás de cada nova tecnologia. O trabalho traz uma idéia principal e inúmeras dobras. No seu contexto geral, é discutida a idéia de desconstrução em ambientes digitais de aprendizado e como esse processo está diretamente associado a idéias de pensadores como Jacques Derrida, Félix Guattari, Gilles Deleuze e Marshall McLuhan: mutação subjetiva e de sentido dentro desse novo entendimento de mundo no qual todo um socius digital se funde e eclode. A escolha da temática da desconstrução em ambientes digitais de aprendizagem surgiu a partir da tentativa de entender a palavramundo que cerceia as práticas de Educação a Distância: como as pessoas agem nesses ambientes, como - e se - elas aprendem, como esses espaços conversam com outros, como se "apreende" esse mundo, como se dialoga com o outro, como se transforma o conhecimento ali. O objeto de interesse deste trabalho está nas pequenas elasticidades de certeza, nos focos de desconstrução, nos novos pólos de subjetivação que levam os sujeitos a buscar aquilo que realmente lhes interessa, que os transformam em potências passivas, tornando-os agentes latentes de produção de sentido que transitam sempre à beira dos buracos negros de sentido, incentivando-os a dialogar com a palavramundo de um novo ambiente sensorial criado numa base tecnológica, para que possa entendê-lo e definir seus rumos a partir disso. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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