As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural

DSpace Repository

A- A A+

As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ern, Edel pt_BR
dc.contributor.author Schuch, Glauco Antonio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T16:15:34Z
dc.date.available 2012-10-22T16:15:34Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 235675 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação teve como objetivo analisar as Representações Sociais de professores sobre a inserção das Tecnologias da Comunicação Digital disponíveis nas Salas Informatizadas de escolas caracterizadas como de contexto rural do município de Rancho Queimado/SC. Procurou-se as interfaces existentes entre tecnologias da comunicação digital, educação e contexto rural, à luz dos processos de formação das Representações Sociais e dos universos que constituem as representações. Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas e abertas e utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979) para analisar as informações. Os resultados da pesquisa demonstram que, o desconhecimento técnico e pedagógico das Tecnologias da Comunicação Digital contribui para o desuso e subutilização das mesmas nas escolas. Ao analisar as representações dos professores, verificou-se que eles percebem a Sala de Informática e as Tecnologias da Comunicação Digital como algo positivo pela possibilidade de buscar informações e atualizá-las rapidamente, bem como utilizá-las como um recurso pedagógico, incrementando a sua prática docente. No entanto, eles também ponderam que o uso destas tecnologias deve ser controlado, devido a variedade de informações, algumas não muito adequadas pedagogicamente, e levantam como empecilho para a boa utilização do espaço da Sala de Informática e, consequentemente, das tecnologias, a falta de políticas que garantam a manutenção dos equipamentos e rede. Considerando o uso das Tecnologias da Comunicação Digital em contexto rural, a superação geográfica e a possibilidade de manter contato com outros centros de informação são as mais citadas pelos professores. pt_BR
dc.format.extent 126 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas rurais pt_BR
dc.subject.classification Representações sociais pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
235675.pdf 673.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar