Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica

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Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Durand, Olga Celestina da Silva pt_BR
dc.contributor.author Abarca, Claudio Andres Arenas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T13:36:16Z
dc.date.available 2012-10-22T13:36:16Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 233577 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88775
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho procurou analisar o Programa de Medidas Sócio-educativas da Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC (PMSE-PMF), explorando tanto os significados atribuídos pelos jovens autores de ato infracional atendidos pelo referido Programa, quanto os significados das orientadoras a respeito do seu trabalho. Dessa maneira, tentou-se compreender como é que se configura a relação pedagógica entre os sujeitos envolvidos, bem como o caráter sócio-educativo do Programa. A pesquisa possui um caráter qualitativo, pois seu foco principal é o campo das significações dos jovens e das suas orientadoras, procurando explorar a relação entre a subjetividade desenvolvida pelos sujeitos e seu contexto. A interpretação dos resultados obtidos exigiu por parte do pesquisador um esforço para compreender o contexto social, econômico, político e cultural da realidade brasileira e, especificamente, da cidade de Florianópolis, que apresenta uma série de características que fazem dela um caso especial e particular. Com este estudo pretendeu-se trazer para o Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-CED-UFSC), uma discussão a respeito da maneira como estão sendo efetivadas as políticas de atendimento à Infância e à Juventude, especificamente na aplicação das Medidas Sócio-educativas para jovens autores de ato infracional. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Jovens pt_BR
dc.subject.classification Infrações pt_BR
dc.title Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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