Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica
Mostrar registro simples
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Durand, Olga Celestina da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Abarca, Claudio Andres Arenas |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T13:36:16Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T13:36:16Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
233577 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88775 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho procurou analisar o Programa de Medidas Sócio-educativas da Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC (PMSE-PMF), explorando tanto os significados atribuídos pelos jovens autores de ato infracional atendidos pelo referido Programa, quanto os significados das orientadoras a respeito do seu trabalho. Dessa maneira, tentou-se compreender como é que se configura a relação pedagógica entre os sujeitos envolvidos, bem como o caráter sócio-educativo do Programa. A pesquisa possui um caráter qualitativo, pois seu foco principal é o campo das significações dos jovens e das suas orientadoras, procurando explorar a relação entre a subjetividade desenvolvida pelos sujeitos e seu contexto. A interpretação dos resultados obtidos exigiu por parte do pesquisador um esforço para compreender o contexto social, econômico, político e cultural da realidade brasileira e, especificamente, da cidade de Florianópolis, que apresenta uma série de características que fazem dela um caso especial e particular. Com este estudo pretendeu-se trazer para o Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-CED-UFSC), uma discussão a respeito da maneira como estão sendo efetivadas as políticas de atendimento à Infância e à Juventude, especificamente na aplicação das Medidas Sócio-educativas para jovens autores de ato infracional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jovens |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Infrações |
pt_BR |
dc.title |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro simples
Buscar DSpace
Navegar
-
Todo o repositório
-
Esta coleção
Minha conta
Estatística
Compartilhar