A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil

Show full item record

Title: A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
Author: Bodnar, Rejane Teresa Marcus
Abstract: Esta pesquisa é um estudo sobre o processo de formação em serviço de professoras da educação infantil realizado para um projeto de pesquisa da Universidade (UFSC) envolvendo professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (PMF), que teve por objetivo partir da observação e do registro pedagógico para ampliar o conhecimento sobre as relações educativas estabelecidas nas creches e nas pré-escolas e orientar os (re)planejamentos das ações educativas com as crianças pequenas. A análise desse processo de formação tomou como base os resultados das entrevistas e dos documentos escritos pelas professoras e pelo grupo de formação, nos quais se buscou identificar o papel da observação e do registro pedagógico como ferramentas da ação docente e de formação em serviço das professoras na orientação e reorientação das ações educativas junto às crianças. Nesse estudo buscou-se compreender as relações teoria-prática envolvidas na formação dos professores de educação infantil, privilegiando-se uma compreensão desse processo como uma tomada de consciência da ação constituída no espaço coletivo. Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo permitiram identificar categorias centrais: relação teoria e prática, observação e registro pedagógico e limites e possibilidades do processo de formação em serviço, e indicaram que as observações e registros das ações pedagógicas, quando compartilhadas com o outro, possibilitam reflexões teóricas e práticas e uma tomada de consciência dessas ações, impulsionando as mudanças da/na atuação docente.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
232264.pdf 1005.Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar